Candidatos ao Conselho Tutelar participam de formação no Cras de Laranjeiras

A formação reúne 74 postulantes ao cargo de conselheiro tutelar. (Fotos: Divulgação/Leitor)

Como parte do processo de escolha dos conselheiros tutelares, os candidatos ao posto participam de um curso de formação, no Cras de Laranjeiras. As aulas, que tiveram início no dia 1º de julho e seguem até o próximo dia 15, são ministradas por membros da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca), de São Paulo.

Uma das integrantes do Neca, a mestre em Psicologia Social Dayse Cesar Franco Bernardi, disse que os serviços de proteção à criança e à adolescência do município fazem um bom trabalho na política de assistência social. “Foi possível ver o empenho dos serviços de acolhimento, dos profissionais da base, o quanto eles precisam ser compreendidos na sua função de proteção da infância e da adolescência”, destaca.  

Ela também enaltece a atuação do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, que organiza o evento. “Além do empenho e do compromisso, tem a qualidade desse empenho, o que não vemos em todos os lugares. E esse trabalho é possível quando se tem um Conselho em que a sociedade civil tenha poder efetivo de decisão, de trazer seu conhecimento e dialogar igualmente com o poder público”, completa Dayse, que ministrou aula inaugural no curso de formação dos conselhos tutelares e conduziu reunião do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária.

Esse encontro serviu para contextualizar nacionalmente as ações e políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes no âmbito da convivência familiar e comunitária.

O curso ocorre no Cras Laranjeiras e é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Pelo menos 74 candidatos participam da capacitação, que ocorre todas as noites, das 18h às 22h. Eles também farão prova no dia 17, quando serão avaliados os conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente. Os aprovados poderão concorrer no processo unificado de escolha do Conselho Tutelar no dia 6 de outubro. Os 20 novos conselheiros atuarão no período de 10 de janeiro de 2020 a 09 de janeiro de 2024. 

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, que representa a sociedade na tarefa de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, cumprindo as atribuições previstas no ECA (Lei 8069/90).

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

20 horas atrás

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…

20 horas atrás

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…

22 horas atrás

Edital seleciona projetos de educação e prevenção sobre drogas no ES

Reprodução Google Maps O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas…

22 horas atrás

ABRH-ES comemora 40 anos e anuncia nova gestão para próximo triênio

ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…

2 dias atrás

Inscrições abertas para a 8ª edição do Festival da Canção da Serra em abril

A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…

2 dias atrás