Uma prática ilegal, mas que é comum de se vê em todo ano de votação, seja das eleições municipais ou estaduais e nacionais. E neste domingo (15), a situação não foi diferente: ruas de diversos bairros da Serra foram tomadas de ‘santinhos’ (papéis de propaganda), que são espalhados, na maioria das vezes, pelos candidatos e seus apoiadores. O principal problema é que o ato que é considerado crime eleitoral, também pode trazer graves consequências para o meio ambiente.
Além de receber fotos enviadas por internautas, o TEMPO NOVO foi às ruas de muitos bairros da Serra e constatou a poluição gerada pelos santinhos de propaganda política. Os locais com mais incidência de papeis no chão são os que ficam mais próximos dos locais de votação. Entre as comunidades visitadas, Feu Rosa é a que se encontra com a maior quantidade de papéis lançados em calçadas e até praças.
Em Residencial Vista do Mestre, José de Anchieta e Jardim Tropical, a situação se repete. Isso incomodou os moradores. “Esses políticos que sujam nossas ruas são os mesmos que depois prometem acabar com os alagamentos? Toda vez é a mesma coisa e quando os bueiros não conseguem puxar a água, as nossas casas ficam alagadas. Fora o dano causado ao meio ambiente e também o trabalho dobrado que os garis terão”, afirma Margarida Couto, moradora da região.
Eleitores de Serra Dourada I relataram também muita sujeira em frente à escola municipal Sônia Regina. “A campanha foi feita via internet sem necessidade. Estou reclamando, olha os políticos que irão cuidar de nossa cidade. Nojo, vergonha”, conta a leitora Lenir de Freitas, que fotografou a situação e enviou para a reportagem.
Em Feu Rosa, uma equipe do jornal constatou muito lixo pelas ruas do bairro. A rua Vitória Regia, via onde fica a Escola Marinete de Souza Lira, está lotada de santinhos e panfletos de diversos candidatos.
Em frente à EMEF Feu Rosa, na rua das Cidreiras, a situação é ainda pior. Há muito papel de campanha, tanto de candidatos a Prefeitura da Serra, quanto de vereadores jogados e voando pelas ruas. Na principal rua do bairro, a rua dos Cravos, a situação se repete: muito material de campanha jogado pelo chão.
Em Valparaíso, em frente as escolas Maria Penedo e Maria José Zouain de Miranda também há muita sujeira. Em Parque Residencial Laranjeiras, em frente a Apae, os papeis eleitorais também podem ser vistos de longe.
Eleições na Serra
A votação das eleições municipais deste ano começou às 7 horas e acontece até as 17 horas deste domingo (15). É obrigatório o uso de máscara e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede que os eleitores mantenham o distanciamento social e levem sua própria caneta. Em algumas comunidades, houve registro de aglomerações e longas filas de espera.
Vale lembrar que para quem não pode votar, a justificativa pode ser feita de forma on-line via aplicativo e-Titulo ou em qualquer seção eleitoral pessoalmente. No aplicativo há registros de pessoas que estão tendo dificuldade no acesso. Isso se dá devido a quantidade de pessoas que estão usando o e-Titulo de forma simultânea. O TSE informa que o eleitor deve tentar acessar o aplicativo minutos depois.