De 200 partos para 400 por mês, ampliando para 38 leitos a capacidade de internação. Esta é a promessa da Prefeitura da Serra para a Maternidade de Carapina. O serviço também será incrementado com banco de leite humano, entre outras novidades.
As obras já tiveram início, com previsão de término em fevereiro. Atualmente a Maternidade funciona em um prédio de três pavimentos, com quatro leitos para pré-parto e 21 leitos pós-parto.
Uma das novidades será a instalação de um banco de leite humano, possibilitando oferecer o alimento aos bebês prematuros e àqueles cujas mães não podem amamentar.
Será feita ainda a implantação de um ambulatório de puerpério para o retorno e acompanhamento da mãe 45 dias após o parto, promovendo a inserção do DIU (dispositivo intrauterino), para evitar a gravidez não planejada.
O ambulatório de acompanhamento também será ampliado. Os bebês retornam para avaliação com neonatologistas, e ficam em alojamento conjunto com suas mamães.
Além do serviço de parto normal e cesárea, a Maternidade de Carapina faz serviço de curetagem uterina, vacinação de grávidas e recém-nascidos (BCG, tétano e Hepatite B). Já o pré-natal das gestantes acontece nas unidades de saúde do município. As informações são da assessoria de imprensa da prefeitura da Serra.