De escadas a sofisticados banheiros, as rochas ornamentais, tanto naturais quanto artificiais, têm se destacado no design de interiores de residências de alto padrão e ambientes empresariais. Uma escada feita de quartzito verde vendida por R$ 120.000,00 pela empresária Denise Giestas, sócia da marmoraria Revest Stone Design que está no mercado há 51 anos, confirma a tendência das pedras ornamentais por sua beleza e suas propriedades técnicas, especialmente a baixa absorção de líquidos, uma escolha ideal para projetos sofisticados e funcionais.
“O quartzito é altamente resistente a manchas e umidade, tornando-se uma escolha ideal para áreas de uso intenso, como cozinhas, banheiros e espaços comerciais, onde durabilidade e fácil manutenção são essenciais. Além disso, sua aparência sofisticada e variedade de cores fazem do quartzito uma opção versátil e valorizada no mercado de luxo”, explica Denise.
A empresária explica que esse tipo de rocha é extremamente resistente ao desgaste, arranhões e impactos, tornando-se ideal para áreas de uso frequente, como pisos, bancadas e mesas. “Outra vantagem é a facilidade de manutenção. Além de ser um material durável, o quartzito é fácil de limpar, exigindo apenas cuidados simples. Com uma limpeza regular, usando um pano úmido, a pedra mantém sua beleza e sofisticação por muitos anos”, completa.
Mudanças
Nos últimos anos, o setor de marmoraria passou por grandes transformações, impulsionadas tanto pela inovação tecnológica quanto pela necessidade de adequação a novas normativas e portarias, afirma o empresário Fernando Pandolpho Ferreira. “Hoje, as marmorarias utilizam máquinas automatizadas para realizar acabamentos retos com alta precisão, praticamente em todas as etapas do processo.”
Fernando explica que com a normatização do setor, as empresas precisaram investir em modernização e segurança. Isso inclui a aquisição de pontes rolantes, empilhadeiras, polibordas, máquinas de 45°, CNC’s e a implementação de processos a úmido para reduzir a emissão de poeira e melhorar a segurança no ambiente de trabalho. Essas exigências visam padronizar e profissionalizar o setor, garantindo maior eficiência e qualidade no manuseio das pedras.
Tendências
A arquiteta Rynara Oliveira afirma que as principais tendências em design de interiores com rochas ornamentais combinam estética e funcionalidade, agregando valor aos projetos por meio de acabamentos inovadores, como: rochas com texturas naturais, rochas exóticas, aproveitamento das características únicas de cada peça, como veios e cores marcantes, cada peça pode ser destacada como uma obra de arte natural, aumentando a sofisticação e a exclusividade do projeto.
“’As rochas ornamentais agregam um valor estético considerável, devido à sua beleza natural, exclusividade (já que não há duas peças idênticas) e sensação de luxo e sofisticação que conferem aos ambientes. O uso de rochas sintéticas é uma tendência crescente no mercado de design de interiores e arquitetura, devido às suas vantagens em termos de personalização, funcionalidade e sustentabilidade. Elas reproduzem com precisão a aparência de rochas naturais com garantia de resistência e durabilidade.”