Categories: Economia

Capixaba vai presidir entidade nacional de padarias e confeitarias

Paulo Menegueli irá comandar entidade empresarial de setor que representa cerca de 70 mil padarias, gera 920 mil empregos e faturou R$ 95 bilhões ano passado. Foto: Divulgação/Governo do ES

Nesta segunda-feira (10) às 19h, o capixaba Paulo Alfonso Menegueli, vai assumir a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), entidade que representa cooperativas, sindicatos e outras associações do setor, além de mais de 70 mil padarias em todo o país. O mandato é para o triênio 2020/2023.

Segundo Paulo, é a primeira vez que alguém do Espírito Santo assume a instituição. “Temos o desafio de nos reinventar no pós pandemia. Nos últimos anos as padarias diversificaram seus serviços com cafeterias, sorveterias, restaurantes. Por isso viraram ponto de encontro e alegria, fazendo o cliente ficar mais tempo. Agora é preciso se adequar a essa nova realidade (da pandemia), desenvolver novas maneiras de apresentar o serviço”, explica.

O novo presidente da ABIP acrescenta que também irá trabalhar para aumentar o consumo de pão no país. “Por estarmos num país de dimensões continentais, temos cenários e realidades diferentes. Por exemplo, a necessidade de Rondônia é diferente de São Paulo. Então a ideia é fazer o planejamento por estado e região”, adianta.

Paulo acrescenta que em todo o país são 70 mil padarias e 105 mil empresários. O setor gera 920 mil empregos diretos  e o faturamento em 2019 foi estimado em R$ 95 bilhões.  No ES há cerca de 2 mil padarias.

A posse do novo presidente e diretoria da entidade será transmitida via Zoom ou pelo canal da ABIP no YouTube.

Gestor público estadual e municipal

Atualmente Paulo Menegueli é subsecretário de Integração e Desenvolvimento Regional do ES, sendo responsável pelas ações do Governo do Estado nas frentes de Integração Regional e nos polos industriais, dentre eles os Civit´s na Serra. Paulo disse que mesmo assumindo a ABIP, continuará na função.

E na Serra, Paulo também já atuou na gestão pública local. Foi Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Festa na Serra terá show gratuito de Mumuzinho nesta quinta-feira

O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…

15 horas atrás

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

3 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

3 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

3 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

3 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás