O município de Fundão tem uma extensão de aproximadamente 290 km². Apesar de não ser muito – se comparado com outras cidades capixabas, a geografia de Fundão criou duas regiões distintas: a parte continental/montanhosa com os distritos de Timbuí e Irundir (onde fica a sede); e na outra ponta a porção litorânea de Praia Grande.
Por isso, fazer ligação entre os distritos por meio de transporte coletivo municipal é uma das demandas do município. Essa é uma das propostas do bacharel em administração Carlos Magno, que é candidato a prefeito de Fundão pelo PSDB.
Ele conversou com a reportagem do Jornal Tempo Novo e explicou sua proposta.
“A leste pelo litoral, Fundão é geograficamente achatado entre Serra e Aracruz, o que acabou alargando a cidade para a região oeste, fazendo divisa com três municípios: Santa Leopoldina, Santa Teresa e Ibiraçu. Esse fato criou duas regiões distintas, a parte litorânea e a parte continental. Agora temos que integrar a cidade, fazer com que o morador tenha acesso rápido, fácil e barato. Quer ir na praia com a família? Ou precisa de ir na sede resolver problema? Pega ônibus municipal e vai. Essa é nossa ideia”, disse Carlos Magno.
O candidato relembra que até 2005 a situação era ainda pior, já que se os moradores de Fundão Sede, Irundir e Timbui, quisessem ir para Praia Grande, precisavam passar pela Serra, o que significava dar uma volta de mais de 70 km.
“Sempre foi um sonho do Município de Fundão ser interligado a Praia Grande. E isso aconteceu em 2005, com a coragem e disposição da ex-prefeita Maria Dulce, junto ao governador Paulo Hartung, foi construída a tão sonhada obra da pista que ligou os distritos. Hoje, a Sede do município dista de Praia Grande aproximadamente 30 km. E agora queremos avançar ainda mais. Temos que implantar um sistema de transporte coletivo para os moradores que não possuem carro”, explicou.
Carlos Magno detalha que no passado já houve esse serviço de transporte público, quando havia linhas de ônibus entre Fundão x Praia Grande; e Fundão x Timbuí.
“Infelizmente esse serviço foi suspenso e a população hoje não conta com qualquer meio de transporte público para circular entre os distritos. As pessoas que não possuem veículo não conseguem se descolar de Praia Grande a sede. Quem mora em Timbui, ainda pode contar com o transporte oferecido pela empresa Águia Branca e Lírios dos Vales que fazem o trajeto da BR 101, porém, é muito caro e os horários são horríveis”, disse.
E completa: “Fundão precisa progredir, sair do anonimato, tomar as rédeas de sua direção, e para isso, precisamos imediatamente iniciar um processo licitatório para contratação de uma empresa que melhor atenda os anseios da população, através de concessão ou permissão, que possa instituir um transporte público de qualidade entre os distritos do município”, propôs Carlos Magno.
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…