Por Ana Paula Bonelli e Clarice Poltronieri
O carnaval da Serra será uma festa de todos os ritmos. Samba, axé music, sertanejo, pagode MPB e pop rock. A programação oficial acontecerá em cinco balneários: Jacaraípe, Nova Almeida, Bicanga, Praia de Carapebus e Manguinhos.
A abertura oficial da folia de Momo será em Manguinhos com o Banho de Mar a Fantasia a partir das 10h, quando o prefeito Audifax Barcelos entrega a Chave da Cidade à Família Real do Carnaval.
Logo depois, a partir das 12 horas, ocorre o tradicional desfile de blocos na vila de pescadores. Entre eles, os tradicionais blocos do Bozó, La Conga Sexy, Perigosas Peruas e as dezenas de blocos surpresa que animam os foliões. No repertório, muita irreverência e alegria estampada em cada fantasia usada no Banho de Mar.
No domingo (15), o balneário abre alas para as crianças com o bloco Nativinhos formado somente por pequenos. O desfile é a partir das 16h30. A criançada ganha as ruas de Manguinhos desde 2009.
Na segunda-feira (16) tem desfile do bloco das Piranhas na parte da tarde.
Jacaraípe, Manguinhos, Bicanga, Carapebus e Nova Almeida
Ainda falando de bloco de carnaval, em Jacaraípe, o Ratazanas desfila nos quatro dias a partir do sábado (14,15,16 e 17) com concentração às 18h na quadra onde ficava a feira livre, entre a avenida Nossa Senhora dos Navegantes e a rua São Paulo. Depois, eles seguem pelo litoral ao som de sambas-enredo.
Lá também tem o Adrenalina que desfila na segunda (16) com concentração às 17h, na praça da Guarani.
Seguindo para Bicanga, o tradicional Jegue Elétrico desfila ao som de marchinhas três dias (sábado, domingo e terça) com concentração às 19h, em frente a Destefani material de construção.
Já em Carapebus, o bloco Carapiranha vai desfilar ao som de axé, de sábado a segunda (14 a 16), às 16h, com concentração próxima ao bar da Marlene.
Já em Nova Almeida, o Tradição desfila no domingo a partir das 19h. A folia do balneário tem rainha de bateria, mestre sala e porta bandeira, sete alas e carro alegórico. A concentração é próxima à igreja Maranata. De lá, os foliões seguem pela principal avenida do bairro em direção à Praça dos Pescadores.