smobile
[secondary_title]

Carnaval de Vitória: confira os sambas-enredo para cair na folia

- PUBLICIDADE-
Desfile no Sambão do Povo no ano passado. Foto: Divulgação Fábio Nunes

Os preparativos para o desfile das escolas de samba do Carnaval de Vitória estão na reta final. As agremiações se apresentam na sexta-feira (17) e no sábado (18), e prometem agitar a arquibancada com sambas-enredo que vão desde o circo, passando por países africanos e chegando até a magia das cartas.

E para o folião não perder nenhum detalhe da festa, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) listou os sambas-enredo das 14 agremiações que se apresentam nos dois dias da folia.

Grupo A

Na sexta-feira (17), às 21h, a primeira escola do Grupo A que entra na avenida é a “Independentes de São Torquato”. Com o enredo “Na busca pela sabedoria, meu caminho é independente”, a agremiação traz a sabedoria para abrir os desfiles.

A “Chegou o Que Faltava” é a segunda escola a entrar na avenida e vem com o enredo “Lendário das águas – Místico, sagrado e elemental”. A escola do bairro Goiabeiras, discute na passarela do samba os mitos e as lendas da criação humana.

Os piratas invadem a avenida com a “Rosas de Ouro”. A agremiação traz o enredo “É pirata, fica de olho. A Rosas de Ouro vai desvendar o tesouro” e promete transformar a avenida nos sete mares, e navegar em busca do tesouro, o seu próprio pavilhão.

O carnaval da Sapucaí, do Rio de Janeiro desembarca no Sambão do Povo, em Vitória. A “Chega Mais” traz o enredo “Chega mais e veja a majestade do samba! O voo da águia rumo à Vitória!”. Para homenagear umas das mais tradicionais agremiações do carnaval carioca: a Portela.

A passarela do samba fica ainda mais colorida com a quinta escola a entrar na avenida: a “Andaraí”. A agremiação traz as cores para o jogo com o enredo “Com uma paleta de cores vibrantes, Andaraí pinta seu carnaval”.

Jogue as cores no caldeirão, que a próxima agremiação já esta a caminho. A “Tradição Serrana” traz as histórias de bruxarias para a avenida com o enredo “Sim salabim, o caldeirão vai ferver”.

Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar! Com o enredo “Gran circo imperatriz anuncia: venha se divertir no picadeiro da emoção”, a “Imperatriz do Forte” enche de magia o Sambão do Povo.

Vamos viajar? A última escola do Grupo A traz a Uganda para a avenida. Com o enredo “Uganda, a pérola da África”, a “Barreiros” entra na passarela do samba para enaltecer o grande país africano.

Confira os samba enredos do Grupo A

Grupo Especial  

A Novo Império é a primeira escola do Grupo Especial que desfila no sábado (18) e entra na avenida plantando cura. A agremiação traz o enredo “A cura para o mundo está aqui! Vitória, um manto cheio de esperança”.

A “Unidos de Jucutuquara” entra na passarela do samba mandando o recado, “Não matar, não desmatar”. Com o samba enredo “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!”, a escola irá ‘mandar a real’ na preservação da natureza.

O mistério está no ar! A Mocidade Unida da Glória (MUG) entra na avenida com o enredo “A MUG dá as cartas!” para decifrar os enigmas, as magias e empolgar os foliões durante o seu desfile.

Das cartas, ao vinho. A “Pega no Samba” é a quarta escola a entrar na avenida e traz o enredo “Nas taças da história…sou vitis, vinífera, o néctar da humanidade”. A escola irá passear pela pelos aromas do vinho, colher e beber de boas histórias.

“De cara pintada com a Piedade na avenida”.  A “Unidos de Piedade” traz, neste ano, as diversidades das caras pintadas, desde as maquiagens até a máscara da riqueza teatral.

A última escola a entrar na passarela do samba no Carnaval de Vitória 2017 traz a vida cigana para a avenida. “Sob a luz do luar, guiada pelas estrelas…boa vista em alma cigana, optcha!” é o enredo da “Independentes de Boa Vista” que traz as cartas, o baralho e a bola de cristal para o Sambão do Povo.

Confira os samba enredos do Grupo Especial

Dono de distribuidora de bebidas é detido por furtar energia com ‘gato’ na Serra

Uma distribuidora de bebidas e tabacaria localizada no bairro Cidade Continental, na Serra, foi alvo de uma operação conjunta entre a Polícia Civil e...

Diferente do estigma, Serra é a 30ª cidade do ES em taxa de homicídios – veja o ranking

A Serra está longe de ser a cidade que mais registrou assassinatos no Espírito Santo em 2024, pelo menos no que diz respeito à...

OAB-ES libera acesso às salas de apoio para todos os advogados, sem restrição financeira

Em um gesto de cuidado com toda a advocacia capixaba, a presidente da OAB-ES, Érica Neves, anunciou, nesta terça-feira (21), que as salas de...

Final de semana repleto de atividades e fé em Jacaraípe 

O penúltimo final de semana de janeiro promete muita animação e momentos de espiritualidade na Serra. A Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, será...

Projeto propõe lanche antes das aulas para alunos do turno da tarde na Serra

Tramita na Câmara Municipal da Serra o Projeto de Lei 06/2025, de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT), que propõe a oferta diária...

Espetáculo gratuito na Serra traz a jornada do excêntrico palhaço Cachoeira neste sábado

Neste sábado (25), o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, será palco do espetáculo gratuito "Era Solo Que Me Faltava", apresentado...

Banda Salvação celebra 30 anos de reggae com show histórico em Manguinhos

A banda capixaba Salvação, de Vila Velha, celebra 30 anos de trajetória no reggae nacional com um show especial na vila de Manguinhos, na...

Domingão com música ao vivo, feijoada e diversão no Desvio Music Bar, em Bicanga

Neste domingo (26), o Desvio Music Bar, em Bicanga, na Serra, promete uma programação imperdível para quem busca boa música e gastronomia. A partir...

Família pede ajuda para encontrar Horus, um Spitz Alemão perdido em Jacaraípe

A família de Horus, um cachorro da raça Spitz Alemão, está em busca desesperada por notícias do pet, que fugiu de casa na última...
...