Por Thiago Albuquerque
Mais uma vez o carnaval foi violento no Espírito Santo. Nos dias da folia entre 13 e 18 de fevereiro, 28 pessoas foram assassinadas no estado. O balanço foi divulgado na última semana pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
A Sesp disse que, apesar no número elevado, houve queda de 6% em relação ao Carnaval de 2014. “Mesmo com a diminuição, este não é um dado a ser comemorado. Ainda há indignação com tantos casos de intolerância e desapego à vida. Por melhor que seja o planejamento de segurança, fica praticamente impossível controlar todas as ocorrências, principalmente aquelas que são consideradas passionais e banais”, lamenta o secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia.
De acordo com o secretário, o planejamento foi elaborado de acordo com as características e histórico de violência de cada local. No total, foram apreendidos 99 adolescentes e detidos 369 indivíduos durante o feriado.
A Operação Carnaval 2015 contou com a segurança de 5.773 policiais militares e 902 viaturas que reforçaram o policiamento nos balneários e nos locais de grande aglomeração de pessoas em todo o Estado. Os números obtiveram uma redução de 6% referentes a 2014.
A Sesp não divulgou o número de homicídios no Carnaval por município.