Carro com som alto em via pública é o campeão de reclamações no Disque Silêncio da Serra. De Janeiro até agora, foram registradas 2.354 denúncias, das quais 923 foram por causa de música alta em automóveis.
A Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) está intensificando as ações de educação para evitar que estes números subam no verão, época em que esses tipos de denúncia aumentam.
De acordo com Augusto Angelo Sanson, coordenador do Disque Silêncio, o serviço prioriza as ações educativas às multas. “Primeiro orientamos sobre os malefícios que o barulho pode causar para quem está perto. Se o dono do veículo não obedecer ao agente fiscal, emitimos notificação, alertando sobre as penalidades previstas na legislação municipal em vigor. Se mesmo assim não resolver o problema, o infrator recebe multa que varia entre 2 mil a 5 mil reais. Mas multar não é a intenção do município e, sim, educar”, afirmou.
E ele lembra: “Não há qualquer permissão para que um veículo produza som alto nos logradouros do município, ou seja, é expressamente proibido em qualquer horário, em qualquer volume de som proveniente de veículo automotor”, afirmou.
Leia também
O Disque Silêncio funciona de segunda a terça-feira das 7h às 18h; de quarta e quinta-feira das 7h até meia-noite; na sexta-feira das 7h até às 3h da manhã de domingo e domingo das 12h até meia-noite. Quem quiser denunciar, deve ligar para (27) 99951-2321 / 0800-283-9780. As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura da Serra.

