Condomínios residenciais da Serra que estejam sofrendo com mosquitos podem solicitar a presença do carro fumacê a Secretaria de Saúde da Serra.
Para isto, é necessário que o síndico ou responsável pela administração do condomínio solicite e autorize a visita, através dos email’s vas.sesa@serra.es.gov.br e dengue.sesa@serra.es.gov.br. Os serviços são agendados para a mesma semana da solicitação.
As ações são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento e acontecem sempre antes do nascer do sol ou no pôr-do-sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes. Com os ventos mais intensos e chuva, os serviços não são realizados devido à baixa eficácia da ação. Os horários de atuação do veículo fumacê são de 4h às 7h e de 17h às 20h30.
A Vigilância Ambiental em Saúde vem intensificando as ações de combate ao mosquito em todos os bairros do município com ações de educação em saúde, no sentido de orientar os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto. A população deve e pode ajudar através de ações simples, como por exemplo: não deixando água parada em plantas e caixa d’água sem tampa e não jogando o lixo em local irregular. Essas são medidas que ajudam no combate ao Aedes Aegypti.
Quem quiser entrar em contato com o Disque Dengue, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da dengue ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394, que os agentes de combate a Endemias visitam o local.
Agentes vão vistoriar mais de 8 mil imóveis a partir de hoje (09)
Os agentes de combate a endemias, irão vistoriar também mais de 8 mil imóveis durante o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), que será iniciado hije (09). O LIRAa deve apontar índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município.
As informações do LIRAa são usadas em ações de controle e combate à dengue. O resultado vai determinar o grau de risco da doença no município. A ação é importante para traçar o mapa da doença no município e embasar as ações que serão executadas ao longo do ano.