Um carroceiro que jogou entulho irregularmente em um terreno no bairro Feu Rosa foi detido pela Guarda da Serra na última segunda-feira (9). O homem foi multado e poderá responder por crime ambiental. Atualmente, a circulação de carroças é proibida na Serra, mesmo assim, muitos moradores ainda utilizam veículos com tração animal no município.
O ‘sujão’ foi apreendido após a equipe de Fiscalização da Prefeitura da Serra o flagrar. Com o apoio de agentes da guarda, o homem foi conduzido para uma delegacia da Serra. Além de ser multado, ele teve o seu cavalo apreendido e poderá responder por crime ambiental.
O animal que era utilizado pelo morador foi encaminhado para um centro de tratamento, onde será examinado e terá cuidados veterinários, caso necessário. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, essa apreensão faz parte das ações do programa de combate ao descarte irregular de entulhos ‘Serra Limpa é Serra Linda’, que funciona no município desde 2017
Ainda segundo a prefeitura, equipes do programa fazem constantemente blitz para vigiar o transporte de entulho no município, limpeza dos terrenos, campanha de conscientização e aumento na fiscalização e no rigor para combater os infratores.
Carroças são proibidas na Serra desde 2017
Vale destacar, que a circulação de carroças em cidades com mais de 100 mil habitantes já é proibida, desde janeiro de 2017, por uma lei estadual da deputada Janete de Sá. Neste ano, a Prefeitura da Serra fez um projeto de lei para regularizar a situação dos carroceiros, mas a proposição não foi aprovada pelos vereadores.
O município iria indenizar os carroceiros e tomar os animais. Além disso, iria oferecer cursos de capacitação e encaminhamento para oportunidades de trabalho. Com a não aprovação da lei, os carroceiros perderam esses benefícios e a prefeitura continuará realizando ações de fiscalização e poderá multar os moradores que utilizam veículos de tração animal.
Descarte correto
A Prefeitura da Serra mantém o programa João de Barro em andamento no bairro Novo Porto Canoa. No local podem ser descartados resíduos da construção civil de pequenos geradores da região. Fica na Avenida Amazonas, ao lado do Centro Comunitário. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia.
Para destinação de entulho, o município disponibiliza também a Área de Transbordo e Triagem no Bairro Barcelona, localizada a Av. Região Sudeste, 300 metros após a entrada pela BR 101, antes do posto BKR.
Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba de empresas credenciadas que são monitoradas pela prefeitura; e tem de dar uma destinação correta para o entulho, conforme prevê a lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, que estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.
Denúncias
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, os moradores podem realizar denúncias do descarte irregular de entulho, enviando fotos e vídeos de flagrantes de irregularidades para o WhatsApp 99976-2595.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…