Por Gabriel Almeida
Excesso de carro nas ruas que servem de estacionamento para clientes de padaria, supermercado, hospital e até shopping. Esta é a situação de Eurico Salles. As vias da comunidade, algumas muito estreitas, além de servirem como estacionamento, também são usadas por motoristas que querem fugir do congestionamento na rodovia BR-101, que fica na frente do bairro.
Isso é o que afirma o presidente da comunidade, Fábio Santana. “A rua dos Sábias é uma das mais críticas aqui em Eurico Salles, pois serve como desvio para quem quer fugir do congestionamento da BR-101”, explica.
O líder reclama ainda que a rua é usada como estacionamento dos dois lados. “Usam a via para fazer carga e descarga de caminhões que prestam serviço para os comércios da região”, explica o presidente.
Os moradores também sofrem com a falta de acessibilidade. O Jornal Tempo Novo esteve no local e fez uma matéria sobre assunto no dia 22 de
setembro, divulgada no www.portaltemponovo.com.br, alertando sobre a falta de rampa para cadeirantes e deficientes no canteiro central da rodovia BR-101 em frente ao Hospital Vitória Apart Hospital.
“Já presenciei cadeirantes tentando atravessar e tendo dificuldades. Temos a faixa de pedestre, mas não temos a rampa. É perigoso ali, o tráfego é intenso e temos sete cadeirantes no bairro que fazem uso desta via diariamente”, afirma o morador.
Ponto de táxi
José da Conceição, taxista que trabalha no ponto ao lado do Supermercado São José, relata que depois de uma reforma feita pela Prefeitura da Serra há seis anos, a placa que indicava que as oito vagas do ponto eram para os taxistas foi retirada e até hoje o problema persiste no local.
A Prefeitura da Serra disse que a sinalização foi alvo de vandalismo e que enviará uma equipe ao local até o final da semana para avaliar a situação e programar a colocação de nova placa.
Recapeamento
A Prefeitura da Serra disse que as obras de recapeamento asfáltico em Eurico Salles aguardam repasse de recurso por meio de convênio. A previsão é que as intervenções sejam retomadas ainda no mês de outubro. O projeto prevê sinalização vertical e horizontal ao final das obras.
Para os casos de estacionamento em local proibido, a fiscalização pode ser acionada por meio dos telefones 3252-3711 (das 8 às 17 horas) e 3291-4279 (no horário noturno, até as 21h).
Órgãos não se entendem sobre responsabilidade
A Secretaria dos Transportes e Obras Públicas do Estado informa que a administração da BR-101 é de responsabilidade do DNIT.
O Estado não pode realizar nenhuma intervenção no trecho em questão até a assinatura de convênios com a Prefeitura da Serra e com o DNIT, para as obras de ampliação da BR-101, entre o viaduto da Vale e a descida do Aeroporto de Vitória, que estão previstas para o segundo semestre do ano que vem.
O projeto da Setop contempla a travessia de pedestres e cadeirantes com maior segurança. Essas adaptações serão discutidas futuramente com lideranças comunitárias e com a prefeitura do município.
Já o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) disse que em relação à falta de rampas para cadeirantes, o órgão possuía um Contrato de Adequação da Capacidade, que englobava o trecho entre a Reta do Aeroporto e o trevo de Carapina. Porém, tal contrato foi cancelado em virtude das obras do BRT, por parte do governo do Estado, que contemplarão tais adaptações.