Por Bruno Lyra
Para não ficar sem água hospitais, postos de saúde, creches e asilos da Serra terão que pedir à Cesan carros pipa. É que com o excesso de barro nas águas do rio Santa Maria por conta da chuva forte da última madrugada nas montanhas capixabas o abastecimento de toda a cidade, zona norte de Vitória, Praia Grande em Fundão e parte de Cariacica deverão ficar sem água pelo menos até a tarde de domingo (01).
Isso se não continuar chovendo forte nas cabeceiras do rio Santa Maria. Mas a previsão do tempo do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) prevê chuva no fim de semana. E os volumes mais expressivos justamente nas montanhas onde estão as nascentes do rio.
De acordo com a assessoria de imprensa da Cesan, gestores das instituições de saúde, creches e asilos podem pedir o carro pipa ligando para o número 115 caso os reservatórios que possuem se esgotem.
No entanto a assessoria disse que, pelo menos até o início da noite desta sexta (27), não havia planos para estender o serviço para residências. E disse também que, por lei, as residências e demais estabelecimentos devem ter reservatórios para prover o consumo equivalente a 24 horas.
O problema além da suspensão do fornecimento ser superior a este prazo, a Serra e demais áreas da Grande Vitória atendidas pelo Santa Maria já estão sem o abastecimento regular da Cesan desde a manhã de quinta (26), quando um incêndio no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água de Carapina interrompeu o serviço.
Prefeitura
A assessoria do prefeito Audifax Barcelos (PSB) disse que os carros pipa do município estarão disponíveis para abastecer os prontos atendimentos, unidades de saúde e hospitais. E que o município irá cobrar da Cesan que também mande carros pipa para abastecer residências caso haja necessidade.
A assessoria de Audifax disse que a Cesan tem um número maior de veículos para dar suporte neste serviço e que os carros pipa da Prefeitura devem concentrar esforços para atender a rede de saúde.
Alternativas
Caso os carros pipas não cheguem às residências, resta aos moradores economizar o pouco que ainda têm. Para quem tem poço artesiano, o problema pode ser minimizado. Quem puder por comprar galões de água mineral, cada um de 20 litros custa em torno de R$ 10.