Nessa semana, durante reunião do 8º Fórum Nacional de Governadores, Renato Casagrande (PSB) cobrou duramente do ministro Paulo Guedes uma solução para o preço do combustível. O governador capixaba refere-se à declaração de Bolsonaro de que os altos preços cobrados nos postos de gasolina seriam culpa do ICMS taxado pelos Estados.
“Primeiro, quero registrar a forma e a metodologia superficial usada pelo presidente em um tema tão importante, tentando colocar a população contra os governadores. A União fica com 68% dos tributos do país, detém a política de preço dos combustíveis, além de emitir títulos. Se alguém pode resolver é a União. Nós devemos estar à disposição do Governo, se vier de forma equilibrada, debatendo com responsabilidade fiscal. Que esse assunto seja debatido no âmbito da reforma tributária”, defendeu.
Por sua vez, Guedes tentou distensionar o clima e rebateu dizendo que “ninguém pode abrir mão de receita imediatamente” e com o Pacto Federativo “vai ter o fortalecimento dos Estados e Municípios, além da aprovação da reforma tributária”.