Sendo uma das cidades com os maiores índices de violência no Espírito Santo, a Serra vai receber um novo programa do Governo do Estado para combater a criminalidade. Trata-se do Cerco Inteligente de Segurança (cerco eletrônico), que foi anunciado pelo governador, Renato Casagrande (PSB), nesta quinta-feira (5). O principal objetivo é utilizar a tecnologia, através do videomonitoramento, como estratégia de redução de roubos, furtos e outras irregularidades.
De acordo com o governador, que anunciou o novo programa em transmissão ao vivo pelas redes sociais, além da Serra, todos os outros municípios capixabas irão receber o investimento, que é avaliado em R$ 160 milhões. O edital do projeto será publicado no Diário Oficial do ES nesta sexta-feira (6) e prevê a implantação de uma Central de Análises e Monitoramento, além de pontos de coleta e captura das placas de veículos, atendendo a um total de 1.500 pistas.
Na Serra, ainda não foi especificado quais vias irão receber as câmeras de videomonitoramento. O TEMPO NOVO está apurando todos esses detalhes com o Governo do Estado, que já adiantou que o programa abrange rodovias estaduais e demais vias.
Durante o anúncio, Casagrande ainda destacou que o objetivo do Cerco Inteligente é aperfeiçoar o monitoramento do trânsito, fazendário, ambiental e de segurança pública com foco na fiscalização eficiente a partir de maior assertividade nas operações feitas nas rodovias estaduais e demais vias.
Com informações integradas, mais ágeis e compartilhadas entre os órgãos envolvidos, será possível identificar com maior rapidez diversas irregularidades que prejudicam a sociedade capixaba, a exemplo de veículos roubados, assaltos, sequestros e transporte irregular de cargas, através de uma plataforma tecnológica integrada de monitoramento de veículos.
Apesar de prevê um gasto de R$ 160 milhões, o Estado afirma que esse recurso será investido ao longo de cinco anos desde a implantação até a manutenção do Cerco Inteligente e o valor total deve diminuir após a concorrência no processo de licitação. Esta ação integrada é fruto de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e as Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), de Governo (SEG), da Fazenda (Sefaz) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).
“Estamos publicando esse edital para incorporar tecnologia no combate à criminalidade. Não é uma tarefa fácil devido a audácia dos grupos criminosos e até pela capacidade de aquisição de armas e equipamentos que os criminosos têm. Por isso, temos que estar um passo à frente e usar a tecnologia para inibir esses atos criminosos. O Cerco Inteligente já é usado na cidade de Vitória e agora será estendido primeiramente para a Região Metropolitana. As faixas de pedestres e balanças de cargas serão monitoradas, bem como toda a vigilância da Fazenda e do Meio Ambiente voltadas à proteção dos capixabas”, explicou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, participou do anúncio e destacou a importância dessa ferramenta no campo da segurança. “É uma tecnologia inovadora, moderna, com algoritmos que permitirão a interação com o policial na ponta. Assim, aumentamos a capilaridade da nossa polícia. Com leitor de placa e futuramente com reconhecimento facial, vemos que o governador coloca o Estado no rumo da tecnologia e inovação. Hoje pela manhã já fizemos entrega do Termo Circunstanciado de Ocorrência e agora temos o Cerco Inteligente, que é um avanço fantástico para a sociedade capixaba”, disse.
Cidades da Grande Vitória receberão o cerco primeiro
Após a publicação do edital, o certame será realizado no dia 18 de novembro, às 14h, e será admitida a realização de consórcio entre empresas e subcontratação, a fim de ampliar a participação de empresas e garantir a competitividade. A implantação do Cerco Inteligente se dará em até 180 dias após a emissão da Ordem de Serviço.
O Cerco Inteligente será implantado em fases, sendo que a primeira dela contemplará os municípios da Grande Vitória e suas fronteiras. Logo após, será expandido para os municípios do interior.
Termo Circunstanciado
Também na manhã desta quinta-feira (5), o Governo do Estado anunciou a implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Polícia Militar. O evento de apresentação teve a presença do governador Renato Casagrande, além de representantes das forças de segurança, do Tribunal de Justiça e Ministério Público. O projeto piloto será iniciado nos municípios de Vitória (no bairro Jardim Camburi) e Domingos Martins.
A nova ferramenta irá permitir aos policiais que finalizem uma ocorrência em que a infração ou contravenção cometida resulte em pena máxima de dois anos de reclusão, sem necessidade de ir a uma delegacia, evitando, dessa forma, que a viatura deixe o patrulhamento ostensivo momentaneamente. Assim, o militar poderá realizar a oitiva do suspeito no local, em casos de crimes com baixo potencial e que não resultariam em prisão, como posse e uso de droga ou vias de fato sem lesão corporal, por exemplo.