Com um investimento de R$ 130 milhões e prometendo melhorar o trânsito para motoristas que necessitam fazer a ligação entre Vitória e Serra, o governador Renato Casagrande (PSB) publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (26), o edital para contração de uma empresa que irá construir um túnel e ampliar pistas no trevo de Carapina. Além disso, a região também ganhará uma ciclovia e praça de lazer. Em poucos meses, as obras – que possuem um prazo de dois anos para conclusão – já devem ser iniciadas.
O anúncio do lançamento do edital já havia sido feito por Casagrande no final desta terça-feira (25). De acordo com ele, essa obra é uma prioridade de sua gestão e tem uma importância muito grande na vida de milhares de motoristas. O governador também explicou que a contração será feita via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), em que a empresa fica responsável pela execução dos projetos básico e executivo, além das obras.
A obra vai começar no Viaduto de Carapina e seguirá até o antigo aeroporto, onde as pistas da BR-101 serão ampliadas. No projeto, o Governo do Estado indica a construção de um túnel, mas caso queira, a empresa poderá trocar a ideia por um viaduto, que trará os mesmos benefícios para quem circula pela movimentada região. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos
Entre as intervenções previstas, o trecho da BR-101 (Reta do Aeroporto) passará a contar com três faixas por sentido, desde o viaduto de acesso à rodovia do contorno até a Avenida Fernando Ferrari, além das vias marginais. Também serão implantados novos acessos viários aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles (Avenida João Palácios), eliminando o semáforo de conversão hoje existente. O Governo também pretende utilizar uma das novas faixas para um corredor exclusivo de ônibus.
Para Casagrande, as mudanças serão de grande importância para a mobilidade urbana. “Uma obra importante para quem necessita fazer a ligação entre as cidades de Serra e Vitória. Um investimento de R$ 130 milhões, recurso que está garantido desde a minha primeira administração. No entanto, a disputa entre as empresas pode diminuir esse valor. Esta obra vai do Viaduto de Carapina até o antigo aeroporto, que terá a reta alargada. A empresa que vencer a licitação pode escolher entre construir um túnel ou um viaduto. Será uma obra importante de mobilidade para a Região Metropolitana”, afirmou o governador.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, esteve junto com o governador para anunciar o edital e comentou as obras. “Iniciamos a obra do Portal do Príncipe e estamos licitando as obras de ampliação da Terceira Ponte. Agora damos início a contratação de mais uma obra importante para a melhoria da mobilidade, trazendo também um conceito mais humanizado de melhorias para além das melhorias viárias”, disse.
Posted by Renato Casagrande on Tuesday, August 25, 2020
Por fim, Casagrande lembrou que a região também receberá obras de urbanização, praça, ciclovias, semáforos inteligentes, entre outras melhorias. A abertura das propostas será realizada no dia 22 de setembro e o edital completo já está disponível no site da Semobi, a partir desta quarta-feira.