Especial: pandemia de coronavírus

Casagrande anuncia lote de quase 100 mil vacinas da Coronavac e fila da segunda dose deve zerar

Casagrande com vacinas: governador fez anúncio na tarde desta segunda-feira (17). Foto: Arquivo Tempo Novo

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou que o Espírito Santo vai receber 99.600 vacinas da Coronavac – imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com laboratório chinês. Com a nova remessa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) espera zerar o número de capixabas que estão com a aplicação da segunda dose em atraso.

Consequentemente, a Serra será beneficiada com uma parte dessas doses que estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde ao Espírito Santo. Além da Coronavac, o Estado também será contemplado com outras 77.700 da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

O anúncio da chegada foi feito pelo governador em seu perfil oficial do Twitter. Na postagem, o chefe do Executivo capixaba classificou a informação como ‘notícia positiva’ e disse que pretende reduzir a fila de espera pela segunda dose.

“Boa notícia! Mais 99.600 doses da vacina Coronavac e 77.700 da AstraZeneca chegarão do nesta noite. Com isso reduziremos a fila de espera pela segunda dose e daremos continuidade à imunização da população capixaba”, explicou.

Falta de vacinas para segunda dose

A falta de vacinas da Coronavac para aplicação da segunda dose é uma realidade em todo o Brasil. Na Serra, durante a semana passada, cerca de seis mil idosos estavam com atraso superior a trinta dias. Esse atraso traz preocupação para especialistas e também para os próprios moradores que dependem da proteção.

O Instituto Butantan recomenda que a segunda dose da CoronaVac seja  aplicada em um período entre 14 e 28 dias após a primeira. Após este período, as pessoas podem se imunizar mesmo assim, mas enquanto esperam continuam correndo risco de contrair a forma grave da Covid-19.

No âmbito nacional, as ações do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) causam revoltas entre a comunidade cientifica e no meio político. O presidente é acusado de omissão e negacionismo, principalmente por desacreditar e negar compra de vacinas ainda no ano passado. Neste momento, o Brasil vive uma de suas piores fases da pandemia e ainda enfrenta falta de coordenação na distribuição de doses das vacinas, além da escassez dos produtos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Sábado tem bazar com roupas masculinas, femininas e infantis a partir de R$ 2 na Serra

O bazar será realizado das 9h às 14h, na Rua Beethoven, 270, e contará com roupas masculinas, femininas e infantis.…

11 minutos atrás

Réveillon em Manguinhos com seis horas de open bar e shows com Prakatun e 80+

O Réveillon em Manguinhos, na Serra, promete uma celebração especial no Espaço Chico Bento, e uma das atrações é a…

42 minutos atrás

Casa da Rosa abre inscrições para curso de bordado na Serra

As aulas de “Bordado à Mão Livre para Iniciantes” serão realizadas todas as quartas-feiras, das 9h às 11h, na Casa…

2 horas atrás

Atenção, motoristas! Novos radares já estão multando em rodovia da Serra

Atenção, motoristas! Os novos radares já estão multando na Rodovia das Paneleiras, na Serra. Crédito: Gabriel Almeida Os novos radares…

2 horas atrás

Justiça manda soltar jovem que matou padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra

A Justiça mandou soltar o jovem que matou o padrasto para ‘vingar a mãe’ na Serra. Crédito: Divulgação Um caso…

5 horas atrás

Banda marcial de escola da Serra participa de concurso em São Paulo

A banda marcial foi fundada em abril de 2010 pelo maestro Jefferson Souza está ligada à Emef Manoel Carlos de…

5 horas atrás