Os comércios classificados como não essenciais vão continuar de portas fechadas até o próximo dia 12 de abril. Durante uma coletiva de imprensa realizada no início da noite desta quinta-feira (2), o governador Renato Casagrande (PSB) confirmou que está assinando um novo decreto que amplia o tempo de fechamento desses estabelecimentos.
O primeiro decreto que proibia a abertura era válido somente até as 16 horas desta sexta-feira (3), mas agora com a publicação de um novo documento, a medida continuará valendo por mais 10 dias, ou seja, até o domingo 12 de abril.
Durante a coletiva de imprensa, Casagrande afirmou que haverá uma exceção para as lojas de material de construção, chocolates e de serviços automotivos, que poderão funcionar juntamente com supermercados padarias e outros serviços essenciais. Apesar disso, haverá um horário específico para o funcionamento desses dois novos segmentos.
“Lojas de material de construção e serviços automotivos podem funcionar a partir de segunda das 10 horas às 16 horas. O decreto vai ser publicado amanhã (sexta) ou no fim de semana. Por que esse horário de 10 horas às 16 horas? Porque estamos tentando aliviar o sistema de transporte coletivo”, destacou o governador.
Duas mortes e 132 casos confirmados de coronavírus no ES
O Espírito Santo registrou a segunda morte causada pelo novo coronavírus. A informação foi dada pelo governador no início da noite desta quinta-feira (2). Hoje pela manhã, Casagrande já tinha dito que um morador da Serra tinha sido vítima fatal da doença.
O segundo óbito é de um morador de Vila Velha, que tinha 40 anos. A vítima estava internada em um hospital particular da Serra. “Hoje não é um dia feliz. Duas pessoas já morreram no Estado devido a Covid-19. Essa segunda pessoa é de Vila Velha, tinha 40 anos e perdeu a vida hoje. É um dia que coloca o Estado nas estatísticas”, afirmou Casagrande.
Até o final da tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde tinha registrado 19 novos casos de coronavírus. Sendo assim, o Espírito Santo registra, no total, 139 pessoas infectadas. Dessas, 13 já foram curadas da doença.