Categories: Política

Casagrande ao lado de governadores do Sul e Sudeste anunciam apoio à Reforma da Previdência

Casagrande disse que o objetivo é integrar os estados para uma espécie de ajuda mútua no campo administrativo. Foto: Divulgação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, neste sábado (16), de uma reunião com governadores das regiões Sul e Sudeste, em Belo Horizonte-MG. Os chefes do Executivo debateram pautas como a Reforma da Previdência, medidas de enfrentamento ao contrabando, segurança nas fronteiras interestaduais e ampliação dos mecanismos de combate à corrupção.

O encontro consolidou a criação do Conselho de Integração Sul/Sudeste, que vai alinhar as pautas de interesse dos Estados e da população. O grupo deve atuar em conjunto em dez áreas: segurança pública, saúde, educação, turismo, sistema prisional, logística/transporte, combate ao contrabando, desburocratização, desenvolvimento econômico, inovação e tecnologia.

Entre os governadores, Casagrande foi o único que apresentou ressalvas à proposta da Reforma da Previdência que tramita no Congresso. Mas em linhas gerais demonstrou favorável ao projeto. “Sou favorável, mas deixei claro que a reforma precisa retirar da proposta a capitalização. Do jeito que está colocada inviabiliza o sistema de Previdência Pública no Brasil e aumenta a desigualdade”, afirmou o governador do ES, em vídeo publicado em sua página no Facebook. “Do mesmo jeito, precisamos mudar a proposta que está colocada com relação ao benefício da prestação continuada e da aposentadoria rural e não desconstitucionalizar os temas da Previdência”.

Objetivamente, a ajuda que os governadores podem dar para aprovar a medida é articular politicamente junto às suas respectivas bancadas federais visando aderir deputados federais ao time governista. Dos 513 deputados, o ES tem 10 vagas.

Sobre os outros temas tratados na reunião, Casagrande disse que o objetivo é integrar os estados para uma espécie de ajuda mútua no campo administrativo. “Estamos realizando uma troca de experiências que se torna cada vez mais importante para a eficácia das políticas públicas. Temos várias pautas com os demais Poderes de interesse mútuo e trabalhar de forma coletiva é importante para alcançarmos melhores resultados”, afirmou o governador capixaba.

Também participaram do encontro os governadores do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; de São Paulo, João Doria; de Santa Catarina, Carlos Moisés; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; além do anfitrião Romeu Zema. A próxima reunião do grupo acontecerá em São Paulo.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

12 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

13 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

15 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

15 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

15 horas atrás