As principais e maiores cidades do Espírito Santo entrarão em risco alto para a Covid-19. Quem afirma isso é o prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), que anunciou no início da tarde desta segunda-feira (15) que o governador Renato Casagrande (PSB) atendeu ao seu pedido de fazer uma conurbação na Região Metropolitana de Vitória, ou seja, que os municípios sejam tratados como um só e permaneçam com o mesmo grau de risco. Neste caso, Serra e Vila Velha puxariam Vitória, Cariacica e Viana para o risco vermelho, quando as regras são mais rígidas para conter o vírus.
Até o momento, na Grande Vitória, apenas Serra e Vila Velha estão em risco alto. Nestas duas cidades, o comércio em geral sofre restrições, escolas foram fechadas e bares e outros estabelecimentos não podem funcionar de forma alguma.
Vidigal confirmou a informação da transformação de todos os municípios metropolitanos como uma única cidade em nota enviada ao TEMPO NOVO. “Acabamos de fazer uma reunião com os prefeitos da Grande Vitória e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e reforcei o pedido para que Vitória e Cariacica também fossem considerados como risco vermelho para a Covid-19 diante do crescimento exacerbado de casos e de ocupação de leitos de UTI”, disse Vidigal.
O prefeito comunicou, ainda, que o Hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras, será aberto nos próximos dias com, no total, sendo 153 leitos, sendo 133 de enfermaria e 20 de UTI para Covid-19 no Hospital Materno Infantil.
“Também vamos criar unidades de referência para atendimento a paciente com síndrome gripal”, reforçou.
Vidigal enfatizou as medidas de prevenção do coronavírus. “Use máscara, higienize as mãos e só saia de casa se for estritamente necessário. A prioridade nossa é a preservação da vida.
Também nesta tarde, o governador Renato Casagrande informou que o índice de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19 no Estado chegou à marca de 90%.
Fiscalização
A Prefeitura da Serra intensificou as fiscalizações para garantir que sejam cumpridas as determinações do governo do Estado para municípios classificados como risco alto para a Covid-19. Desde a última quinta-feira (11), equipes da Vigilância Sanitária, Posturas e da Guarda Municipal, em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, fiscalizam e orientam moradores e comerciantes de todos os bairros do município.