Em meio à pandemia causada pelo coronavírus e com o início da imunização contra a doença em outros países, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), se manifestou na manhã desta terça-feira (8) cobrando do Governo Federal a compra de todas as vacinas que devem ser aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com Casagrande, às 11 horas de hoje, haverá reunião dos governadores com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Eles devem debater Plano Nacional de Imunização. O chefe do Executivo capixaba disse que o pedido é para que o Ministério da Saúde coordene o plano e adquira todas as vacinas aprovadas pela Anvisa.
“Reunião dos governadores com o Ministro da Saúde, Pazuello, às 11:00h para debater o Plano Nacional de Imunização. Nosso pedido é para que o MS coordene o plano e adquira todas as vacinas aprovadas pela Anvisa. Salvar vidas deve ser a prioridade sempre”, disse o governador em sua conta oficial do Twitter.
Reunião dos governadores com o Ministro da Saúde, Pazuello, às 11:00h para debater o Plano Nacional de Imunização. Nosso pedido é para que o MS coordene o plano e adquira todas as vacinas aprovadas pela Anvisa. Salvar vidas deve ser a prioridade sempre.
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) December 8, 2020
Nos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem discordando da aquisição de doses de vacinas, principalmente a produzida pela China: Coronavac. A maior autoridade do país também já afirmou que não irá se vacinar e vem sendo criticado por diversos especialistas e também políticos pelo que eles consideram como “negacionismo”.
Nesta terça-feira, moradores do Reino Unido começaram a ser vacinados contra o coronavírus. A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech, e segundo o órgão regulatório britânico, é segura e oferece 95% de proteção contra a Covid-19.
Vale destacar que o Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo ocidental a aprovar uma vacina contra o novo coronavírus para uso generalizado na população.