Após longos dias de contagem de votos, Joseph Robinette Biden Jr., 77, foi declarado presidente eleito dos Estados Unidos neste sábado (7). E políticos capixabas já se manifestaram sobre a vitória do democrata. Um deles é o governador, Renato Casagrande (PSB). Para o chefe do Executivo estadual, a vitória de Joe Biden “é a derrota da prática do politicamente incorreto”.
Casagrande fez a afirmação através das suas redes sociais. O governador ainda destacou que a derrota de Donald Trump é um bom sinal para a política mundial.
“A vitória de Joe Biden nos EUA é derrota da prática do ‘politicamente incorreto’. Um sinal de que a maioria dos americanos estão preocupados com o fortalecimento das instituições democráticas, meio ambiente, direitos humanos e cultura de paz. Um bom sinal para a política mundial”, afirma o texto.
A vitória de Joe Biden nos EUA é derrota da prática do “politicamente incorreto”. Um sinal de que a maioria dos americanos estão preocupados com o fortalecimento das instituições democráticas, meio ambiente, direitos humanos e cultura de paz. Um bom sinal para a política mundial
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) November 7, 2020
O senador capixaba, Fabiano Contarato (Rede), também comentou a vitória de Joe Biden. Segundo ele, o resultado “renova as esperanças em um mundo com mais diálogo entre os diferentes e na retomada do multilateralismo, da defesa dos Direitos Humanos e de uma agenda ambiental ambiciosa”.
Felicito o presidente eleito @JoeBiden: sua vitória renova as esperanças em um mundo com mais diálogo entre os diferentes e na retomada do multilateralismo, da defesa dos Direitos Humanos e de uma agenda ambiental ambiciosa.
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) November 7, 2020
Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo, também se manifestou e comemorou a vitória de Biden. “Essa decisão fortalece o multilateralismo, a solidariedade e a cooperação. É importante para fortalecer a batalha contra as mudanças climáticas e para enfrentar o terrorismo”, disse.
A vitória do @JoeBiden, nas eleições americanas, a vitória dos democratas é importante para o povo americano e fundamental para a democracia dos Estados Unidos. Mas, acima de tudo, é importante para o mundo, para o planeta; essa decisão fortalece o multilateralismo. pic.twitter.com/wtbWLz33SN
— Paulo Hartung (@PauloHartungES) November 7, 2020
Biden eleito
O TEMPO NOVO apurou que a a projeção da vitória de Biden veio com os resultados na Pensilvânia, estado que os democratas perderam para Trump em 2016 e que foi reconquistado neste ano.
O agora presidente eleito atingiu ao menos 273 votos no Colégio Eleitoral, acima do mínimo de 270, enquanto o candidato republicano conquistou, até o momento, 214.
Pelas redes sociais, Biden já comemorou a vitória. Donald Trump, no entanto, ainda não declarou a derrota.