Categories: Política

Casagrande e Zema fecham plano para atrair R$ 45 bilhões a ES e Minas

ES e MG: governadores Renato Casagrande e Romeu Zema. Foto: Divulgação

Espírito Santo e Minas Gerais lançaram, na última segunda-feira (17), o Plano Estratégico em Belo Horizonte. O documento foi elaborado pelas federações das indústrias do ES (Findes) e de MG (FIEMG), em parceria com os governos estaduais, com foco em ações nas áreas de infraestrutura, negócios, desenvolvimento regional e segurança jurídica.

O poder público e a sociedade civil organizada elegeram os projetos mais relevantes de interesse comum aos dois estados, cuja realização possa ser defendida por capixabas e mineiros. O plano visa uma melhoria da infraestrutura dos estados, criando mais oportunidades para empresas com projetos, gerando empregos, aumentando a competitividade e possibilitando o desenvolvimento socioeconômico regional. As obras previstas no documento devem atrair investimentos na ordem de R$ 45,9 bilhões.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou: “Estamos vivendo um momento importante. Cada vez mais nós teremos os Estados como protagonistas da ação administrativa desse país. Ainda dependemos muito do governo federal, até porque temos uma centralização muito grande na tomada de decisões, como no caso das ferrovias”.

Estima-se, também, que o mercado de trabalho brasileiro pode ser impulsionado com um incremento de 104 mil postos de trabalho, sendo 47 mil em MG e 12 mil no ES.

Áreas de atuação do plano

Nas áreas de infraestrutura, uma das pautas é a concessão e duplicação da BR-262 Leste, entre João Monlevade (MG) e Viana (ES). O plano destaca, ainda, a renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas, a implantação das estradas de ferro (EFs) 118 e 354 e a construção do Contorno Ferroviário da Serra do Tigre.

No foco estratégico do setor de óleo e gás, as diretrizes para o Mercado Livre de Gás e a aprovação do Projeto de Lei 6407/13, que dispõe sobre medidas para fomentar a indústria de gás natural, são defendidas.

A segurança jurídica e as transações interestaduais também ganham destaque por meio de propostas de simplificação tributária e de convalidação de incentivos fiscais. O plano prevê convênios entre os fiscos dos dois estados e a redução de obrigações acessórias que não contribuem para o desenvolvimento dos trabalhos de fiscalização e oneram o contribuinte.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Igreja Adventista promove feira de saúde na serra neste domingo (26)

Feira de Saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia: Cuidado, Bem-estar e Solidariedade para a Comunidade/ Foto: Freepik Neste domingo…

17 horas atrás

Invasão em área de preservação é desmontada na Serra

Divulgação Semma Equipes da Fiscalização Ambiental, da Fiscalização de Posturas e da Guarda Municipal realizaram, nesta semana, uma ação integrada…

18 horas atrás

Volta às aulas: pediatra explica como montar uma lancheira saudável gastando pouco

A pediatra Bruna de Paula, especialista em alimentação infantil, lista opções de lanches nutritivos e com preços acessíveis/ Crédito: Freepik…

18 horas atrás

Corpo é encontrado dentro de apartamento incendiado na Serra

DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Na manhã deste sábado (25), um corpo foi encontrado dentro de um apartamento incendiado no…

19 horas atrás

Jovens são mortos a tiros na Serra

Divulgação Dois jovens foram mortos a tiros em uma rua do bairro Jacaraípe, na Serra. O caso aconteceu na noite…

2 dias atrás

Nova Almeida terá shows de graça com Koioty, Banda Cheiro da Cor e muito mais

As atrações musicais escaladas são Koioty, ex-vocalista da banda LUXÚRIA (BA), Banda Cheiro da Cor, Banda Resenha de Pagode e…

2 dias atrás