Os presos classificados como vulneráveis ao coronavírus e também aqueles que estão condenados em regime semi-aberto poderão cumprir pena em suas casas. A afirmação é do governador Renato Casagrande (PSB), que está estudando, juntamente com o Poder Judiciário a medida. Em Minas Gerais, a ação já foi adotada e os detentos que não cometeram faltas graves poderão migrar para o regime domiciliar.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (17), Casagrande afirmou que os presos serão monitorados por tornozeleira eletrônica e ficarão em suas casas. De acordo com ele, essa medida é para evitar a proliferação do vírus dentro dos presídios.
“Isso tem sempre que passar pela Justiça. Nós estamos sugerindo e discutindo com o Poder Judiciário que o detento em regime semi-aberto, que estará monitorado por tornozeleira eletrônica possa cumprir a sua pena em prisão domiciliar”, afirmou.
O governador ainda disse que os detentos “vulneráveis”, que tenham algum sintoma da doença ou que possuem laudo médico para comprovar que estão no grupo de risco, também serão liberados, caso essa medida seja aceita. “Quem é idoso, tem HIV, tuberculose e estão no grupo de risco também são sugestões para cumprir pena fora dos presídios”, destacou.
Assista o governador comentado sobre a possibilidade: