smobile
[secondary_title]

Casagrande inicia ano letivo na Serra e anuncia expansão do ensino integral

- PUBLICIDADE-
Casagrande esteve na Serra, para dar pontapé inicial nas aulas e escolheu a Escola Mestre Álvaro, por ter sido uma das instituições que foram reformadas e ampliadas para o ano letivo de 2025. Crédito: Divulgação
Por Eci Scardini

O ano letivo começou nesta terça-feira (4) nas escolas estaduais, e o governador Renato Casagrande esteve na Serra, ao lado do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Mestre Álvaro, em Eldorado, para marcar o início das aulas e anunciar os investimentos na educação em 2025.

A instituição foi escolhida por ter passado por reforma e ampliação, incluindo a construção de uma quadra poliesportiva, um castelo d’água e outras melhorias estruturais.

Em entrevista ao Tempo Novo, Casagrande ressaltou que, em 2025, o Espírito Santo ampliou a oferta de educação em tempo integral, chegando a 214 escolas, o que representa quase 60% da rede estadual. Além disso, 35 escolas passam a integrar o programa Escola do Futuro, que incorpora novas tecnologias no ensino.

“Começamos o ano com 30 novas escolas de tempo integral e alcançamos 214 unidades nesse formato. Também estamos ampliando o uso da tecnologia, com 35 novas Escolas do Futuro, além de ofertarmos quase 40 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes, seja no ensino médio integrado, seja em parceria com Senai e Senac”, destacou o governador.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, a educação profissionalizante também foi reforçada, com a ampliação da oferta de cursos técnicos e a expansão de seis Centros de Idiomas, que oferecem ensino de inglês e espanhol.

Intercâmbio internacional

Casagrande também destacou, durante sua visita à Serra, a ampliação do programa de intercâmbio estudantil, que enviará 350 alunos para o exterior até o final do ano, mais do que o dobro das vagas oferecidas anteriormente.

“Já enviamos 170 estudantes para o Canadá, Chile e Estados Unidos, e agora, ao final do ano, mais 350 jovens terão essa oportunidade. Além de ampliarmos o número de vagas, também expandimos os países que receberão nossos alunos”, afirmou Casagrande.

Inteligência artificial na educação

A partir de março, estudantes do ensino médio da rede estadual contarão com orientação para o uso de inteligência artificial em seus estudos. Além disso, os professores serão capacitados com treinamentos sobre IA já no mês de fevereiro.

“A tecnologia está presente no nosso cotidiano, e queremos que ela seja utilizada para melhorar o aprendizado dos alunos. Por isso, a partir de março, os estudantes terão orientação sobre como utilizar a inteligência artificial de forma produtiva no ensino”, ressaltou o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, neste ano, o Espírito Santo chega a 50 Escolas do Futuro. Crédito: Divulgação

Escola do Futuro: inovação no ensino estadual

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, neste ano, o Espírito Santo chega a 50 Escolas do Futuro, que contam com laboratórios tecnológicos avançados, formação para toda a comunidade escolar e um ambiente adequado para fomentar o aprendizado na área da tecnologia.

A Escola do Futuro é um modelo que fortalece o ensino tecnológico dentro das unidades escolares, proporcionando um espaço voltado à inovação.

Proibição do uso de celulares em sala de aula

Uma das principais novidades deste ano é a proibição do uso de celulares dentro da sala de aula, conforme determinação da Lei Federal.

O secretário de Educação, Vitor de Angelo, explicou que o Estado publicou uma portaria regulamentando a medida nas escolas estaduais e que cada unidade terá autonomia para definir como implementá-la.

“A lei se aplica tanto às escolas públicas quanto privadas. No Espírito Santo, publicamos uma portaria esta semana com diretrizes para a rede estadual e discutimos o tema com os diretores. A ideia é dialogar com os estudantes e suas famílias, já que os celulares são fornecidos por elas. É essencial que todos compreendam os benefícios dessa medida para a educação”, explicou o secretário.

+ Quem fumar maconha na Serra poderá ser multado em até R$ 1.518

Expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada ao ensino técnico também foi reforçada. Essa modalidade atende principalmente trabalhadores adultos que buscam concluir o ensino médio com uma formação técnica e profissionalizante.

“Quando assumimos o governo em 2019, a EJA profissionalizante era praticamente inexistente. Hoje, essa modalidade permite que adultos que já estão no mercado de trabalho concluam o ensino médio ao mesmo tempo em que obtêm qualificação técnica, o que contribui diretamente para sua inserção e crescimento profissional”, ressaltou o secretário de Educação.

Com essas medidas, o governo estadual reforça seu compromisso com a qualificação do ensino, ampliando o acesso à educação integral, técnica e tecnológica para os estudantes capixabas.

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

A Serra se transforma na capital do forró pé-de-serra a cada primeiro sábado do mês. Em Jacaraípe, o Cerimonial Espaço Praia, na Praia da...

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro Halle, tem 27 anos e é CEO da Power Marketing, além de especialista em marketing digital....

Banda Pink Flaming faz tributo a Pink Floyd neste sábado (8) em cervejaria na Serra

A banda Pink Flaming se apresenta na Serra neste sábado (8) e promete um grande tributo a uma das maiores bandas de rock do...

Vale fecha acordo com Cesan para utilizar água reciclada e reduzir uso do rio que abastece a Serra

Mais água do Rio Santa Maria será destinada ao consumo humano. Com esse objetivo, a Cesan, a Vale e a multinacional espanhola GS Inima...

A volta às aulas e o cuidado com a saúde mental

Olá, pessoal! O ano começou, as festas de fim de ano já ficaram para trás, e agora é hora da correria para voltar às...

Nissan Sentra Advance: Aposta em Custo-Benefício para Enfrentar Rivais e Até Mesmo SUVs  

A cada ano que passa, os sedãs médios que se destacam no mercado brasileiro costumam ser os mesmos. O Toyota Corolla segue como líder...

Encontro de Xadrez gratuito agita terças em shopping na Serra

Os amantes do xadrez têm um ponto de encontro para partidas gratuitas no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras, na Serra, até o final...

Volta às aulas: alunos estão proibidos de usar celulares nas escolas da Serra

Após ser aprovada no Congresso a lei que proíbe o uso de telefones celulares nas escolas, a Prefeitura da Serra afirmou que seguirá a...

Estado abre processo seletivo de nível médio para assistente administrativo com salário de R$ 1.913

O Governo do Estado abriu um novo processo seletivo de nível médio para o cargo de assistente administrativo. De acordo com o edital, o...
...