Notícias

Casagrande inicia ano letivo na Serra e anuncia expansão do ensino integral

Casagrande esteve na Serra, para dar pontapé inicial nas aulas e escolheu a Escola Mestre Álvaro, por ter sido uma das instituições que foram reformadas e ampliadas para o ano letivo de 2025. Crédito: Divulgação
Por Eci Scardini

O ano letivo começou nesta terça-feira (4) nas escolas estaduais, e o governador Renato Casagrande esteve na Serra, ao lado do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Mestre Álvaro, em Eldorado, para marcar o início das aulas e anunciar os investimentos na educação em 2025.

A instituição foi escolhida por ter passado por reforma e ampliação, incluindo a construção de uma quadra poliesportiva, um castelo d’água e outras melhorias estruturais.

Em entrevista ao Tempo Novo, Casagrande ressaltou que, em 2025, o Espírito Santo ampliou a oferta de educação em tempo integral, chegando a 214 escolas, o que representa quase 60% da rede estadual. Além disso, 35 escolas passam a integrar o programa Escola do Futuro, que incorpora novas tecnologias no ensino.

“Começamos o ano com 30 novas escolas de tempo integral e alcançamos 214 unidades nesse formato. Também estamos ampliando o uso da tecnologia, com 35 novas Escolas do Futuro, além de ofertarmos quase 40 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes, seja no ensino médio integrado, seja em parceria com Senai e Senac”, destacou o governador.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, a educação profissionalizante também foi reforçada, com a ampliação da oferta de cursos técnicos e a expansão de seis Centros de Idiomas, que oferecem ensino de inglês e espanhol.

Intercâmbio internacional

Casagrande também destacou, durante sua visita à Serra, a ampliação do programa de intercâmbio estudantil, que enviará 350 alunos para o exterior até o final do ano, mais do que o dobro das vagas oferecidas anteriormente.

“Já enviamos 170 estudantes para o Canadá, Chile e Estados Unidos, e agora, ao final do ano, mais 350 jovens terão essa oportunidade. Além de ampliarmos o número de vagas, também expandimos os países que receberão nossos alunos”, afirmou Casagrande.

Inteligência artificial na educação

A partir de março, estudantes do ensino médio da rede estadual contarão com orientação para o uso de inteligência artificial em seus estudos. Além disso, os professores serão capacitados com treinamentos sobre IA já no mês de fevereiro.

“A tecnologia está presente no nosso cotidiano, e queremos que ela seja utilizada para melhorar o aprendizado dos alunos. Por isso, a partir de março, os estudantes terão orientação sobre como utilizar a inteligência artificial de forma produtiva no ensino”, ressaltou o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, neste ano, o Espírito Santo chega a 50 Escolas do Futuro. Crédito: Divulgação

Escola do Futuro: inovação no ensino estadual

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, neste ano, o Espírito Santo chega a 50 Escolas do Futuro, que contam com laboratórios tecnológicos avançados, formação para toda a comunidade escolar e um ambiente adequado para fomentar o aprendizado na área da tecnologia.

A Escola do Futuro é um modelo que fortalece o ensino tecnológico dentro das unidades escolares, proporcionando um espaço voltado à inovação.

Proibição do uso de celulares em sala de aula

Uma das principais novidades deste ano é a proibição do uso de celulares dentro da sala de aula, conforme determinação da Lei Federal.

O secretário de Educação, Vitor de Angelo, explicou que o Estado publicou uma portaria regulamentando a medida nas escolas estaduais e que cada unidade terá autonomia para definir como implementá-la.

“A lei se aplica tanto às escolas públicas quanto privadas. No Espírito Santo, publicamos uma portaria esta semana com diretrizes para a rede estadual e discutimos o tema com os diretores. A ideia é dialogar com os estudantes e suas famílias, já que os celulares são fornecidos por elas. É essencial que todos compreendam os benefícios dessa medida para a educação”, explicou o secretário.

+ Quem fumar maconha na Serra poderá ser multado em até R$ 1.518

Expansão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada ao ensino técnico também foi reforçada. Essa modalidade atende principalmente trabalhadores adultos que buscam concluir o ensino médio com uma formação técnica e profissionalizante.

“Quando assumimos o governo em 2019, a EJA profissionalizante era praticamente inexistente. Hoje, essa modalidade permite que adultos que já estão no mercado de trabalho concluam o ensino médio ao mesmo tempo em que obtêm qualificação técnica, o que contribui diretamente para sua inserção e crescimento profissional”, ressaltou o secretário de Educação.

Com essas medidas, o governo estadual reforça seu compromisso com a qualificação do ensino, ampliando o acesso à educação integral, técnica e tecnológica para os estudantes capixabas.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Três Marias: trilha e pôr do sol a 600 metros de altitude na Serra neste sábado (8)

As Três Marias ficam a 600 metros de altitude e fazem parte da Área de Preservação Ambiental Mestre Álvaro, na…

2 minutos atrás

Outback abre vagas de emprego para sua nova loja na Serra

O Outback abriu vagas de emprego para sua nova loja, que vai funcionar no Shopping Mestre Álvaro, na Serra. Crédito:…

51 minutos atrás

‘Nova oposição’ na Serra ameaça espaço ocupado por Pablo Muribeca

Pablo Muribeca, Agente Dias e Pastor Dinho: Na política, não há vácuo de poder. Crédito: Divulgação. Embora tenha perdido a…

56 minutos atrás

Ano letivo da Serra começa com oito novas escolas, modernização de salas de aula e mais professores

Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e…

1 hora atrás

Forró Deck 16 traz Os 3 do Nordeste para show exclusivo na Serra neste sábado (8)

O grande destaque deste sábado (8) do Deck 16 será o show exclusivo do grupo Os 3 do Nordeste, que…

2 horas atrás

Pedro Halle se destaca no marketing digital e entra de vez no audiovisual

Pedro atua como roteirista, fotógrafo, filmmaker, produtor audiovisual e webdesigner. Crédito: Divulgação Pedro Luiz Marques Filho, mais conhecido como Pedro…

3 horas atrás