Especial: pandemia de coronavírus

Casagrande libera leitos de UTI’s do ES para socorrer pacientes de Manaus com coronavírus

Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, é um dos hospitais referências para o tratamento do coronavírus. Foto: Divulgação / Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) liberou 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para socorrer pacientes com coronavírus de Manaus, capital do Amazonas. A cidade vive um colapso no sistema de saúde e, segundo médicos, a falta de oxigênio já matou pessoas que estavam internadas para serem tratadas da Covid-19.

O anúncio da disponibilidade de leitos foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB) na tarde desta quinta-feira (14). “O Espírito Santo está disponibilizando 30 vagas de UTI-COVID para atender pacientes do Amazonas. Temos condições de recebê-los a partir desta madrugada”, explicou o chefe do executivo capixaba.

Casagrande não especificou em quais hospitais esses pacientes serão internados, mas há informações de que um deles é o Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra. Por meio de sua conta oficial do Twitter, disse que “o momento exige solidariedade e união dos Estados em prol das vidas humanas”.

Leia também: Hospital da Serra pode receber pacientes de Manaus com Covid-19 após colapso no Amazonas

Vale destacar que o Hospital Jayme é referência no tratamento para o coronavírus em todo o Espírito Santo. O TEMPO NOVO entrou em contato com a Sesa para saber se hospitais da Serra receberão os pacientes, mas ainda não obteve retorno. Assim que a demanda for respondida, essa matéria será atualizada com as informações recebidas.

Situação de Manaus

Nesta quinta-feira, a situação voltou a se agravar em Manaus. De acordo com profissionais de saúde que trabalham no atendimento de pacientes com coronavírus, pessoas estão morrendo devido a falta de balões de oxigênio.

Em conversa com o jornal ‘Folha de São Paulo’, o pesquisador Jesem Orellana, da Fiocruz-Amazônia, afirmou que está recebendo fotos e vídeos sobre a situação e afirma que possivelmente “uma ala inteira de pacientes morreu sem ar”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

20 minutos atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

56 minutos atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

1 hora atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

3 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

3 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

11 horas atrás