Política

Casagrande manda recado a Audifax (que diz ter transformado a Serra): “apropriação de avanços coletivos”

Foto: Gabriel Almeida

Na tarde desta segunda-feira (11) o governador Renato Casagrande (PSB) oficializou a sua pré-candidatura a reeleição. Informação que já era dada como certeza no meio político, mas que ainda carecia de um ato oficial.

Casagrande aparentava muita animação e descontração; e fez no primeiro momento um discurso que dimensionou a gestão nos últimos três anos e meio (clique aqui para ler). Por fim ele respondeu as perguntas dos jornalistas presentes, dentre elas as da equipe do Jornal Tempo Novo.

Como de costume diante da linha editorial do Tempo Novo, a reportagem puxou para as questões que envolvem o município. Durante a coletiva, o TN perguntou ao governador como ele vê o discurso pré-eleitoral do ex-prefeito Audifax Barcelos, que será seu adversário nas urnas.

Audifax tem andado pelo Espírito Santo munido de um folder em que apresenta ações e realizações na Serra nos 12 anos em que foi prefeito e tem utilizado essa mesma narrativa nas redes sociais e na imprensa, afirmando, por exemplo que: “meu propósito é transformar a vida das pessoas desse Estado. Sei como fazer e mostrei quando fui prefeito da maior cidade capixaba. A Serra se transformou para melhor e é essa transformação que quero para o Espírito Santo”, tem falado Audifax.

Audifax tem andado pelo ES apresentando os resultados da Serra, mas você foi governador nos dois últimos mandatos dele na Serra e só nos últimos quatro anos, destinou R$ 1 bilhão em investimentos na cidade; você se sente um co-autor dessas realizações citadas pelo ex-prefeito, que hoje é seu adversário?

Resposta: Naturalmente quando a gente tem um resultado em um estado ou município, ninguém pode se apropriar integralmente disso, porque é um conjunto de forças políticas. Aquilo que foi conquistado no Governo do Estado não é obra minha pura e simplesmente; tem minha equipe, têm ex-governadores, têm deputados, tem o Governo do Federal… a gente tem que ter sempre a humildade de compartilhar, de dividir. Óbvio que um governador e um prefeito lideram a sociedade do município e no estado… temos o protagonismo de liderar o movimento, buscar recursos, tomar decisões, mas eu considero que os avanços que tivemos, incluindo na Serra, são avanços coletivos, envolvem prefeito, ex-prefeito, no caso da Serra, Vidigal, Audifax, o meu governo, o ex-governador Paulo Hartung, e todas as outras lideranças que atuam na Serra. Temos que ter humildade para separar as disputas políticas daquilo que a gente conquista dividido com as pessoas que colaboraram e com a população que paga seus tributos.


A reportagem também solicitou informações atualizadas sobre o novo Terminal de Carapina, que deve sair da Norte Sul e ir para a BR-101, que será municipalizada assim que o Governo Federal entregar o Contorno do Mestre Álvaro.

Na semana passada, você esteve na Serra para dar a ordem de serviço para o Binário da Norte-Sul; naquela região existe também o projeto do novo Terminal de Carapina, em que pé está isso?

Resposta: Está na fase final de projeto, no formato RDC (Regimento Diferenciado de Contratações), então vamos entregar um projeto básico e licitar a empresa, quem ganhar, fará o projeto executivo e executará a obra. Está na fase final de projeto básico, ele (Terminal) vai sair de dentro do bairro (Carapina) para a BR-101. Já conversei com Vidigal, vamos fazer primeiro o binário (mão única) ali da entrada da Arcelor Mittal até Jardim Limoeiro e depois vai ter a outra fase que é da Arcelor até a divisa com Vitória. Por isso a saída do terminal vai ser bom para organizar a região.


A equipe do TN também questionou ao Governador como ficará a relação entre o PSDB e PDT na chapa, caso os partidos fechem apoio a ele. Na Serra, o presidente estadual do PSDB e o prefeito Sergio Vidigal do PDT não falam a mesma língua há um cenário conflituoso.

Se você fechar com o PSDB, como fará para gerenciar essa união na Serra, já que o PDT, que já anunciou apoio a sua pré-candidatura é liderado pelo prefeito Sergio Vidigal, que tem uma relação conflituosa com o PSDB e vice versa?

Resposta: O projeto estadual é maior do que as questões locais… tenho certeza que o Vidigal e o Vandinho compreendem isso, e nos ajustaremos da melhor forma. Se estivermos juntos no processo eleitoral e minhas expectativas é essa, faremos o melhor movimento na Serra respeitado às disputas locais, mas compreendendo que a disputa estadual nesse momento é mais importante do que o local.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Espírito Santo bate recorde no número de transplantes em 2024

De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…

9 horas atrás

Carnaval: inscrições para blocos de ruas na Serra começam nesta sexta-feira (17)

Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…

10 horas atrás

Comunicados – 17/01/2025

publicidade legal - 17-01-2025Baixar

12 horas atrás

Liquidação com descontos de até 70% nos shoppings da Serra

Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…

12 horas atrás

Polícia Civil procura foragido por morte de homem na Serra

Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…

13 horas atrás

Governador apresenta Pacto pela Educação aos prefeitos do ES

O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…

1 dia atrás