O Ministério da Saúde anunciou que irá distribuir 10 milhões de teste para ampliar o número de pacientes testados para o novo coronavírus no país. Segundo o governador Renato Casagrande (PSB), em entrevista na noite da última segunda-feira (23), o Governo Federal anunciou, mas ainda não houve contato estabelecendo critérios de distribuição destes testes para os estados.
Segundo ele, existem diferenças entre os testes. “Tem que ver que teste é esse. Porque tem alguns tipos de testes. Tem testes rápidos que identificam a partir do terceiro dia que a pessoa esta contagiada e outros que mostram a partir do sétimo dia que a pessoa está infectada. Então tem que ver que teste é esse se vai ser eficiente ou não”.
Casagrande disse ainda que independente disso, a partir desta semana o Estado estará aumentando e trabalhando para que Lacen produza mais testes. O Lacen é o laboratório de referência estadual para análises das áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.
Outros estados, a exemplo de São Paulo, estão construindo hospital de campanha emergencial. Aqui no Espírito Santo, Casagrande disse que esta medida está em análise e que se houver necessidade será construído sim e próximo a um hospital de referência no tratamento da doença. “Uma vez que este hospital de campanha terá que ter suporte”.
Vale lembrar, que a Serra, possui o Hospital Jayme Santos Neves, que é referência no tratamento da Covid-19, na região metropolitana.
Casagrande disse também que 300 leitos de UTI, cada um deles com respirador, estarão sendo preparados para atender a demanda de pacientes que tiverem adquirido a doença. “Estamos atrás de respiradores, todo o dia, o dia inteiro, fora do ES e do Brasil, atrás de fornecedores. Queremos abrir 300 leitos de UTI, mas teremos que ter leitos de retaguarda. Estamos estudando se for necessário construir algum hospital rápido. Nossas secretarias estão monitorando isso o tempo todo e verificando todas essas condições”.
Até a segunda (23) o Espírito Santo, tinha 33 casos da Covid-19 confirmados. 1.027 casos notificados com suspeita do novo Coronavírus em todo o Estado até o momento. Desses, 255 foram descartados e 33 foram confirmados, entre eles o primeiro caso vindo da Serra. O município conta até o momento com 137 casos suspeitos da doença.
O prefeito Weverson Meireles (ao centro da foto) na inauguração do novo centro de distribuição do Mercado Livre na Serra.…
Os bandidos decretaram toque de recolher em bairro após policiais matarem criminoso na Serra. Crédito: Divulgação Um confronto armado entre…
A apresentação do plano que irá definir estratégias econômicas diante da reforma tributária brasileira, aconteceu na segunda-feira (24) no Palácio…
O Carnaval é uma época de muita alegria. Mas, em meio a tanta animação, é importante lembrar que cuidar da…
Além do ensaio, o bloco Ratazanas será o responsável pela abertura oficial do Carnaval 2025 de Jacaraípe, junto com o…