O Ministério da Saúde anunciou que irá distribuir 10 milhões de teste para ampliar o número de pacientes testados para o novo coronavírus no país. Segundo o governador Renato Casagrande (PSB), em entrevista na noite da última segunda-feira (23), o Governo Federal anunciou, mas ainda não houve contato estabelecendo critérios de distribuição destes testes para os estados.
Segundo ele, existem diferenças entre os testes. “Tem que ver que teste é esse. Porque tem alguns tipos de testes. Tem testes rápidos que identificam a partir do terceiro dia que a pessoa esta contagiada e outros que mostram a partir do sétimo dia que a pessoa está infectada. Então tem que ver que teste é esse se vai ser eficiente ou não”.
Casagrande disse ainda que independente disso, a partir desta semana o Estado estará aumentando e trabalhando para que Lacen produza mais testes. O Lacen é o laboratório de referência estadual para análises das áreas de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.
Outros estados, a exemplo de São Paulo, estão construindo hospital de campanha emergencial. Aqui no Espírito Santo, Casagrande disse que esta medida está em análise e que se houver necessidade será construído sim e próximo a um hospital de referência no tratamento da doença. “Uma vez que este hospital de campanha terá que ter suporte”.
Vale lembrar, que a Serra, possui o Hospital Jayme Santos Neves, que é referência no tratamento da Covid-19, na região metropolitana.
Casagrande disse também que 300 leitos de UTI, cada um deles com respirador, estarão sendo preparados para atender a demanda de pacientes que tiverem adquirido a doença. “Estamos atrás de respiradores, todo o dia, o dia inteiro, fora do ES e do Brasil, atrás de fornecedores. Queremos abrir 300 leitos de UTI, mas teremos que ter leitos de retaguarda. Estamos estudando se for necessário construir algum hospital rápido. Nossas secretarias estão monitorando isso o tempo todo e verificando todas essas condições”.
Até a segunda (23) o Espírito Santo, tinha 33 casos da Covid-19 confirmados. 1.027 casos notificados com suspeita do novo Coronavírus em todo o Estado até o momento. Desses, 255 foram descartados e 33 foram confirmados, entre eles o primeiro caso vindo da Serra. O município conta até o momento com 137 casos suspeitos da doença.
Após uma semana com chuvas acima da média, a Serra presenciou nesta sexta-feira (10) uma abrupta estiagem, que não vai…
Com um histórico de 13 anos, o evento se consolidou como uma celebração do esporte e da inclusão, reunindo atletas…
Janeiro é o mês de conscientização a respeito da saúde mental/ Crédito: Banco de Imagem Freepik O primeiro mês do…
Anderson morreu em decorrência de um aneurisma desenvolvido após cair de cabeça/ Reprodução Acervo Familiar A família de Anderson Lemos…
A coleta foi realizada nessa quinta-feira (09) e contemplou três dos maiores estabelecimentos do setor na Grande Vitória/ Divulgação Procon…
Crédito: Divulgação A partir deste domingo (12), os usuários do Sistema Transcol enfrentarão um aumento na tarifa dos ônibus, que…