Após o governador Renato Casagrande (PSB) divulgar em suas redes sociais que o Espírito Santo registrou a primeira morte causada pelo novo coronavírus, alguns internautas classificaram a triste notícia como “alarmista” e ainda minimizaram a pandemia da Covid-19. Casagrande rebateu alguns comentários e disse sentir vergonha pela “falta de empatia”.
Em sua conta no Twitter, o governador publicou: “É com pesar que informamos que o ES registrou o primeiro óbito por coronavírus, nesta manhã. O paciente estava internado no Hospital Jayme Santos Neves e tinha 57 anos. Às 10 horas, o Secretário de Estado de Saúde dará uma entrevista coletiva para passar mais informações”.
Logo em seguida, alguns seguidores comentaram a publicação: “então ninguém tinha morrido no Estado até hoje de outras doenças? Quantas de gripe normal, alguém sabe? Que sensacionalismo desnecessário. Temos que voltar a produzir! Há vários micro e pequenos empresários sem dinheiro pra pagar as contas”, afirmou uma capixaba.
Em seguida, Casagrande respondeu que: “as autoridades de Milão também pensava assim”. Um pouco depois, ao ser chamada de sensacionalista por outro internauta, o governador criticou: “na minha conta estão as providências que estamos tomando. Vergonha sinto da falta de empatia.”
Na minha conta estão as providências que estamos tomando. Vergonha sinto da falta de empatia .
— Renato Casagrande (@Casagrande_ES) April 2, 2020
ES tem 120 casos e uma morte por coronavírus
O primeiro paciente que veio a óbito por conta do novo coronavírus no Espírito Santo era morador da Serra. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o homem tinha 57 anos e morreu na noite da última quarta-feira (1°), por volta das 22 horas. A Serra tem outros 22 casos confirmados da Covid-19.
Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, a confirmação da primeira morte foi anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) na manhã desta quinta-feira (2). O homem estava internado no hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, na Serra.
A Sesa não passa detalhes sobre os dados pessoais dos pacientes infectados, suspeitos ou mortos. De acordo com a secretaria, o homem se contaminou através da transmissão comunitária, ou seja, uma pessoa que se infectou dentro do Espírito Santo, transmitiu para a vítima. O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou durante uma coletiva de imprensa, que a vítima era obesa e hipertensa.
A Serra tem oito novos casos confirmados de coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite desta quinta-feira (26). De acordo com a Sesa, agora a cidade possui 22 casos da doença. Em todo o Espírito Santo, são 120 pacientes infectados pela Covid-19.