Com uma queda na velocidade da transmissão da Covid-19 em terras capixabas, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que as aulas presenciais em escolas públicas da Serra e de outras cidades do Espírito Santo podem ser retomadas em setembro. Apesar disso, ainda não há uma decisão tomada, mas sim estudos que estão em andamento. Na Serra, o coronavírus já infectou 11.251 pessoas e matou 440 moradores da cidade.
A informação foi divulgada pelo governador durante uma coletiva de imprensa concedida no final da tarde desta quinta-feira (6). De acordo com Casagrande, existe uma grande vontade de retomar com as escolas abertas, mas o principal problema é que a taxa de transmissão do coronavírus muda de acordo com a região. Na Grande Vitória, por exemplo, a taxa está abaixo de 1, mas no interior está mais alta.
“Temos muita vontade de voltar com as aulas presenciais, mas ainda estamos em dúvida. Temos algumas regiões do Estado, como o litoral Sul, por exemplo, em que temos uma transmissão acima de 1. Não é só o índice de transmissão que estamos atentos. Ainda temos uma letalidade alta, ainda temos número de pessoas que perdem a vida muito alto. Ainda estamos no dia 6, precisamos avançar um pouco mais para tomar medidas. Estamos na expectativa de que em setembro a gente possa voltar, mas ainda não posso bater o martelo”, destacou o governador.
Casagrande ainda explicou sobre a queda na velocidade da transmissão. “Nós estamos em queda. Vamos continuar identificando muitos casos de pessoas com coronavírus no Estado até chegarmos ao número total. Os municípios estão testando mais, nós estamos crescendo o número de pessoas identificadas com a Covid-19. É importante a gente avaliar que a velocidade de transmissão está caindo, e avaliar o número de óbitos, que também está caindo. Isso é uma vitória de uma batalha, temos muito pela frente ainda”, afirmou.
Aulas continuam suspensas até dia 31 de agosto
O último Decreto Estadual sobre as aulas presenciais em escolas, creches e faculdades define que as unidades de ensino continuem sem receber alunos para aulas até o dia 31 de agosto. O mesmo acontece na Serra, já que a Secretaria Municipal de Educação segue as recomendações da Secretaria de Estado da Educação.