Quem escolher se hospedar nos estabelecimentos que possuem o selo Turismo Responsável na Serra no Dia dos Namorados vai ganhar brinde. É que a uma ação da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo quer impulsionar a movimentação turística no município e, com isso, contribuir para a retomada da economia.
O objetivo da campanha é de apoiar os meios de hospedagem cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que possuem o Selo Turismo Responsável, além de cumprir os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 corretamente para evitar a disseminação do vírus.
Uma equipe da Setur distribuiu camisetas “Descubra o ES” nos hotéis participantes, e os casais que escolherem esses meios de hospedagem vão ganhar essa lembrança.
O secretário da pasta, Thiago Carreiro, ressaltou que essa iniciativa demonstra a importância dos empreendedores estar cadastrados no Cadastur e no Selo Turismo Responsável.
“Para nós da Setur é muito bacana apoiar essa iniciativa que vem da Secretaria de Estado de Turismo, mostrando também que a prefeitura está atenta a tudo. E o que a gente puder fazer para trazer recursos e iniciativas, tanto federais como estaduais, para o município a gente vai fazer”, afirmou.
Cadastur
O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.
É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).
Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.
Selo Turismo Responsável
O Ministério do Turismo criou o Selo Turismo Responsável, um programa que orienta os segmentos do setor nas boas práticas de higienização para a segurança dos turistas do município com o objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus, além de preparar a categoria para o retorno gradativo das atividades.
O selo é um incentivo para que os turistas se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, de forma responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), que é gratuito.
O selo é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, que é coordenado pelo Ministério do Turismo. Os turistas querem segurança. Nesse sentido, os participantes que trabalham de forma direta ou indireta no setor turístico devem se preparar para atender esse público.
O Selo pode ser obtido por guias turísticos, hotéis, pousadas, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, bares, restaurantes, cafeterias e similares, locadoras de veículos, entre outros profissionais do setor.