Categories: NotíciasSaúde

Caso de supergripe é confirmado e sábado é dia “D” para vacinação

O laudo descartou que Aurinete tenha morrido por supergripe. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

A Serra confirmou o primeiro caso de supergripe no município em 2018. Um paciente que mora na cidade foi diagnosticado com Influenza A H3N2. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, que disse ainda que há 43 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que estão sob análise. E neste sábado (12) tem dia D de vacinação para os grupos prioritários. 

A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) se o paciente com H3N2 está em algum hospital da cidade e se está em tratamento, mas a assessoria de imprensa do órgão disse que não tem autorização para passar informações sobre a pessoa. Também não informou o sexo e nem o bairro onde mora.

Outro caso que estava em análise é da moradora de Nova Carapina, Aurinete Moreira, 34 anos, que morreu no último dia 25 de abril. O resultado divulgado no último dia 3 descartou o óbito por Influenza. O laudo mostrou que a mulher morreu por síndrome respiratória e pneumonia. Aurinete foi internada na UPA da Serra-Sede no último dia 22, após dar entrada com quadro de pneumonia. Como havia suspeita de Influenza, ela ficou em isolamento.

Outra morte que também estava sob investigação era a do morador de Vista da Serra, Edevaldo Santos de Almeida. O resultado saiu na tarde desta quinta-feira (10) e o laudo descartou óbito por H1N1. Edevaldo morreu de pneumonia.

Enquanto isso o município segue vacinando as pessoas do grupo prioritário que é definido pelo Ministério da Saúde. Neste sábado (12) será realizado o Dia D de vacinação em 38 unidades de saúde da cidade.

A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Influenza 2018. Segundo a assessoria da prefeitura da Serra, até a última quinta-feira (10) foram vacinadas contra o vírus Influenza 38.700 pessoas. A campanha de vacinação vai até o dia 1º de junho. A meta é vacinar 100 mil pessoas do grupo prioritário na cidade.

Fazem parte dele crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas; grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto); professores das redes pública e privada e trabalhadores da área de saúde.

Neste sábado a vacinação será das 8h às 17h nas unidades regionais e básicas de saúde. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

12 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

12 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

13 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

14 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

15 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

15 horas atrás