Categories: NotíciasSaúde

Caso de supergripe é confirmado e sábado é dia “D” para vacinação

O laudo descartou que Aurinete tenha morrido por supergripe. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

A Serra confirmou o primeiro caso de supergripe no município em 2018. Um paciente que mora na cidade foi diagnosticado com Influenza A H3N2. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, que disse ainda que há 43 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que estão sob análise. E neste sábado (12) tem dia D de vacinação para os grupos prioritários. 

A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) se o paciente com H3N2 está em algum hospital da cidade e se está em tratamento, mas a assessoria de imprensa do órgão disse que não tem autorização para passar informações sobre a pessoa. Também não informou o sexo e nem o bairro onde mora.

Outro caso que estava em análise é da moradora de Nova Carapina, Aurinete Moreira, 34 anos, que morreu no último dia 25 de abril. O resultado divulgado no último dia 3 descartou o óbito por Influenza. O laudo mostrou que a mulher morreu por síndrome respiratória e pneumonia. Aurinete foi internada na UPA da Serra-Sede no último dia 22, após dar entrada com quadro de pneumonia. Como havia suspeita de Influenza, ela ficou em isolamento.

Outra morte que também estava sob investigação era a do morador de Vista da Serra, Edevaldo Santos de Almeida. O resultado saiu na tarde desta quinta-feira (10) e o laudo descartou óbito por H1N1. Edevaldo morreu de pneumonia.

Enquanto isso o município segue vacinando as pessoas do grupo prioritário que é definido pelo Ministério da Saúde. Neste sábado (12) será realizado o Dia D de vacinação em 38 unidades de saúde da cidade.

A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Influenza 2018. Segundo a assessoria da prefeitura da Serra, até a última quinta-feira (10) foram vacinadas contra o vírus Influenza 38.700 pessoas. A campanha de vacinação vai até o dia 1º de junho. A meta é vacinar 100 mil pessoas do grupo prioritário na cidade.

Fazem parte dele crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas; grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto); professores das redes pública e privada e trabalhadores da área de saúde.

Neste sábado a vacinação será das 8h às 17h nas unidades regionais e básicas de saúde. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Super chuva com granizo e vendaval causa destruição em Nova Almeida na Serra

Crédito: Divulgação A região de Nova Almeida, na Serra, foi duramente atingida por uma forte tempestade na noite desta quinta-feira…

11 horas atrás

Estudantes podem solicitar isenção de taxa do Enem a partir de segunda-feira (14)

O Enem acontece anualmente. Foto: Agência Brasil Tem início na próxima segunda-feira (14), o período para que estudantes da 3ª…

15 horas atrás

Atleta da Serra conquista bronze no Mundial Escolar de Taekwondo, na Sérvia

Aos 14 anos, o morador da Serra, Ebson foi o único capixaba a integrar a seleção brasileira de taekwondo escolar…

17 horas atrás

Via Sacra será encenada pelas ruas de Central Carapina e terá participação de 100 pessoas

Das 8h30 às 10h, da terça (15), será realizada mais uma edição da Via Sacra comunitária, que neste ano traz…

17 horas atrás

Vale firma acordo para usar esgoto reciclado de Vitória e reduzir uso de água do rio na Serra

Crédito: divulgação. A crise hídrica, que é uma questão estruturante e tende a se agravar, embora seja um problema global…

18 horas atrás

GWLider apresenta o novo GWM Tank 300, seu SUV de luxo

A espera acabou! Após muita expectativa, a GWM lançou oficialmente seu quarto modelo no Brasil. Desde que a marca chegou…

19 horas atrás