Categories: NotíciasSaúde

Caso de supergripe é confirmado e sábado é dia “D” para vacinação

O laudo descartou que Aurinete tenha morrido por supergripe. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

A Serra confirmou o primeiro caso de supergripe no município em 2018. Um paciente que mora na cidade foi diagnosticado com Influenza A H3N2. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, que disse ainda que há 43 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que estão sob análise. E neste sábado (12) tem dia D de vacinação para os grupos prioritários. 

A reportagem questionou a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) se o paciente com H3N2 está em algum hospital da cidade e se está em tratamento, mas a assessoria de imprensa do órgão disse que não tem autorização para passar informações sobre a pessoa. Também não informou o sexo e nem o bairro onde mora.

Outro caso que estava em análise é da moradora de Nova Carapina, Aurinete Moreira, 34 anos, que morreu no último dia 25 de abril. O resultado divulgado no último dia 3 descartou o óbito por Influenza. O laudo mostrou que a mulher morreu por síndrome respiratória e pneumonia. Aurinete foi internada na UPA da Serra-Sede no último dia 22, após dar entrada com quadro de pneumonia. Como havia suspeita de Influenza, ela ficou em isolamento.

Outra morte que também estava sob investigação era a do morador de Vista da Serra, Edevaldo Santos de Almeida. O resultado saiu na tarde desta quinta-feira (10) e o laudo descartou óbito por H1N1. Edevaldo morreu de pneumonia.

Enquanto isso o município segue vacinando as pessoas do grupo prioritário que é definido pelo Ministério da Saúde. Neste sábado (12) será realizado o Dia D de vacinação em 38 unidades de saúde da cidade.

A mobilização faz parte da Campanha Nacional de Influenza 2018. Segundo a assessoria da prefeitura da Serra, até a última quinta-feira (10) foram vacinadas contra o vírus Influenza 38.700 pessoas. A campanha de vacinação vai até o dia 1º de junho. A meta é vacinar 100 mil pessoas do grupo prioritário na cidade.

Fazem parte dele crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas; grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas (até 45 dias pós-parto); professores das redes pública e privada e trabalhadores da área de saúde.

Neste sábado a vacinação será das 8h às 17h nas unidades regionais e básicas de saúde. 

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

Tartaruga é encontrada com diversos tumores pelo corpo na Serra

Reprodução Ibraff Uma jovem tartaruga-verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada encalhada na manhã de sábado (10), na Praia do…

59 minutos atrás

Mais de 1.300 pessoas foram vacinadas na Serra contra a gripe no Dia D

Aconteceu neste sábado (10), o Dia D de vacinação contra a gripe, uma grande mobilização para proteger a população antes…

1 hora atrás

Ação do Dia das Mães na Serra mostra a rotina de mães na segurança pública

Comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo está a espera do seu primeiro filho, Ravi. Foto: divulgação Na próxima sexta-feira…

2 horas atrás

Filhos aprendem sobre a rotina das mães à frente da segurança da Serra

A ação de homenagem às servidoras da segurança da Serra acontece na sexta-feira (9), às 9 horas, no Parque da…

2 horas atrás

Dia das Mães: doe leite materno na Serra sem sair de casa

Doadoras recebem kit em casa e têm o leite coletado pela equipe do hospital, sem precisar sair para ajudar/ Foto:…

3 horas atrás

Fim de semana sem chuva na Serra

Foto: Tempo Novo Mais um fim de semana chega, e com ele, a previsão do Jornal Tempo Novo. Confira abaixo…

1 dia atrás