Categories: Notícias

Casos de dengue diminuem na Serra, diz prefeitura

Denúncias devem ser feitas pelo Disque Dengue pelo telefone 3228-5394. Foto: Divulgação/Agência Brasil

O número de casos da dengue na Serra despencou este ano. São 427 casos neste ano contra 4.015 no mesmo período do ano anterior.

A diminuição vem ocorrendo desde janeiro, e os números são da última atualização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, feita na quarta-feira (26). Atualmente, são 2,02 casos por 100 mil habitantes, incidência considerada baixa pelo Ministério da Saúde. 

O município tem instalado armadilhas para capturar o mosquito Aedes aegipty, que também é o transmissor da zika e chikungunya. Outras ações realizadas para o combate são o fumacê, pulverização a frio e visitas domiciliares.

A Prefeitura da Serra, no entanto, reforça a importância do apoio da população. A atenção deve ser redobrada, mesmo com a diminuição da incidência da doença.

Armadilhas

Já foram concluídas as instalações de 1.100 armadilhas para combate ao Aedes aegipty. Elas já foram ativadas, e estão em condições de captura do mosquito. A Serra é o município que mais possui armadilhas de combate ao mosquito em todo o Estado.

As inspeções são semanais e os dados fornecidos pelo equipamento são registrados no tablet pelo agente de combate a endemias, que abastece em tempo real o sistema online. Com isso, é possível identificar os locais com a maior incidência do mosquito para que, de forma rápida, sejam tomadas ações de prevenção e combate ao vetor. Outra informação que será adquirida por meio deste sistema é a positividade do vetor, ou seja, se ele está contaminado ou não por algum vírus. Caso esteja, a Secretaria Municipal de Saúde passa a elaborar ações estratégicas e específicas para o caso identificado.

Fumacê

O carro Fumacê continua a circular pelos bairros da Serra. As ações são realizadas em horários estratégicos para otimizar os serviços de borrifamento, sempre antes do nascer do sol e no pôr do sol, quando a temperatura é amena e sem ventos fortes.

Além disso, desde o início do ano, a Prefeitura da Serra prioriza as áreas de maior incidência da dengue, zika e chikungunya, com veículos especiais para a pulverização a frio (neblina química), ou seja, com a utilização de UBV. São realizadas três visitas no mesmo bairro, e o retorno ocorre em quatro dias. A operação é repetida no local por quatro vezes.

Os agentes também utilizam bombas costais para pulverização, além da realização das visitas a domicílios e a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferro-velho, etc.) a cada 15 dias.

Disque Dengue

Os serviços do Disque-Dengue funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O morador que quiser tirar dúvidas ou realizar denúncias, sem se identificar, sobre locais com focos do mosquito Aedes aegypti, pode ligar para o telefone 3228-5394.

Dicas de prevenção

A participação da população é fundamental no combate ao vetor e começa redobrando os cuidados dentro da sua própria casa.

– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados;

– Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários;

– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;

– Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;

– Não deixe acumular água nos pratos de plantas;

– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto;

– Antes de viajar, tire a água dos pratos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida de animais de estimação;

– Escolha um dia fixo na semana para fazer eliminação dos focos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Drogas são apreendidas dentro de máquina de lavar na Serra

Reprodução ROMU Agentes da Guarda Civil Municipal da Serra apreenderam drogas e munições numa máquina de lavar roupa numa casa…

7 horas atrás

Fim de semana nublado na Serra

A sábado amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida Mais um fim de semana se inicia nesta sábado (16)…

12 horas atrás

Telefones celulares podem ser proibidos nas escolas da Serra

Paulinho do Churrasquinho foi autor do projeto. Crédito: divulgação. Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 197/2024, que…

1 dia atrás

Suspeito de tentativa de latrocínio dentro de padaria é preso na Serra

Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta sexta-feira (15) por tentativa de homicídio contra uma mulher. O…

1 dia atrás

Adolescente envolvido no homicídio Caíque na Serra é apreendido em Guarapari

O adolescente apreendido tem envolvimento, segundo a polícia, no homicídio de Caique Conceição Moreira, de 16 anos. Crédito: Reprodução Redes Sociais…

1 dia atrás

Vídeo: policiais levam detento para almoçar sem algemas em restaurante da Serra

Crédito: Reprodução Redes Sociais As câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram o momento em um detento é levado por…

1 dia atrás