A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa que investiga maus-tratos contra animais no Estado, mira agora o município da Serra.
Na próxima semana, a CPI, que tem como presidente a deputada estadual Janete de Sá (PMN), deve convocar o prefeito Audifax Barcelos (Rede), o secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, o diretor da Vigilância Ambiental em Saúde (antigo Centro de Controles de Zoonozes – CCZ), José Paulo Viçosi, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Kelly Rose Arreal para prestar esclarecimentos sobre casos de envenenamentos em diversos bairros do município e denúncias de maus-tratos dentro do CCZ da Serra e a proibição da entrada da ong de proteção animal Amizade é um Luxo nas dependências do órgão. A denúncia de maus-tratos também foi protocolada pela ong no Ministério Público Estadual.
A reunião acontecerá na quarta-feira – dia 13, às 19h, na Assembleia Legislativa e é aberta ao público em geral.
A Amizade é um Luxo realiza um trabalho voluntário com os animais lotados no canil do CCZ, proporcionando tratamento, castrações e até adestramento. Com a proibição, todo trabalho realizado fica paralisado.
A deputada Janete de Sá disse que a sessão extraordinária da CPI é para tomar conhecimento da denúncia. “Com relação a proibição de entrada da ong, a CPI convocou as autoridades municipais para se manifestarem sobre o caso e também sobre a denúncia feita pela veterinária Patrícia Ribeiro de Oliveira, da clínica Climev, em Laranjeiras, de que atende em média de 3 a 4 gatos envenenados por semana na Serra”.
Por meio de nota, a Prefeitura da Serra disse que até a tarde da última quarta-feira (6) o prefeito não havia sido notificado, mas que um representante da administração municipal participará da referida reunião.
Com relação a denúncia de maus-tratos disse que está sendo aberta uma sindicância para apuração e devidas providências. Já a respeito da proibição da entrada da ong no CCZ, disse que os animais estão sendo cuidados por médicos veterinários e técnicos que trabalham para o município e que a realização de serviço voluntário dentro das dependências de órgão público deve ser formalizada.
Denúncias
Para denunciar situações de maus-tratos à CPI, o canal de atendimento é pelo email: defesadosanimaises@gmail.com e pelo whats 99635 8594.