É indiscutível que vivemos em tempos de profundas e radicais transformações. Com foco e atenta ao cenário atual e futuro, tal como seus reflexos sobre seus clientes, a CDL Serra vem estudando e buscando implementar novas estratégias de negócios e ferramentas tecnológicas na conquista de conhecimentos e soluções que possam garantir a estabilidade e o crescimento da entidade e de seus associados.
Em 2021, após expressivos investimentos em comunicação e pesquisa, a diretoria executiva da CDL Serra decidiu investir firme na criação do que a entidade denomina de NDL, sigla que significa Núcleos de Dirigentes Lojistas.
O que são os NDLs e sua importância para a Serra?
Os Núcleos de Dirigentes Lojistas são uma espécie de extensão das CDLs, porém, formadas em bairros e distritos de impacto comercial. Os núcleos são coordenados pelos próprios empresários locais. Também podem ser formados núcleos em munícipios onde não exista CDL, sob a gestão de municípios limítrofes.
Municípios com as características da Serra, que são enormes conglomerados urbanos e dínamos econômicos, tornam o tecido social e os arranjos de mercados possuidores de grandes complexidades. Isso, obviamente, se reflete nos campos de ação do varejo, do setor lojista e das empresas em geral alinhadas a atuação das CDLs.
Nesse sentido, a Serra torna-se um caso muito especial. Em vista de sua grandeza, aqui pode-se encontrar bairros e distritos que conformam conglomerados que excedem em tamanho e complexidade até mesmo dezenas de municípios capixabas e brasileiros.
É desse modo, que na implantação de NDLs, a CDL pode estar muito mais próxima dos grandes bairros e regiões comerciais, para melhor oferecer o seu arco de serviços, dando suportes que vão da conscientização do associativismo e do desenvolvimento local, a qualificações e planos estratégicos de negócios.
O ineditismo: a união da sustentabilidade real e do pertencimento
Para o economista Antônio Ricardo F. da Rocha, profissional responsável pela pesquisa e levantamento de dados para o Núcleo CDL de Feu Rosa (o primeiro a ser criado), a ideia e a conceituação para a formação dos núcleos na Serra configuram uma ação profundamente inovadora e inédita. Para Antônio, há no projeto dos núcleos um grande senso de contemporaneidade, capaz de atender as expectativas dos grandes, médios e pequenos empreendedores vinculados ao raio de ação da CDL Serra.
Esta visão inovadora sustenta-se no sentido de que para que haja o êxito dos núcleos, é fundamental que as abordagens e ações estejam arraigadas não somente em base de intervenções de caráter apenas desenvolvimentista; mas, sobretudo, que estejam também firmemente assentadas em bases de compreensão, consciência e afeto do público alvo, ou seja, das pessoas ativas e viventes do próprio bairro ou regiões comerciais definidas para a implantação dos núcleos.
Em síntese, a ideia é que de forma proativa, o empreendedor e a comunidade necessitam autodescobrirem-se, no intuído de autovalorizarem-se, proporcionando o despertamento de vínculos reais de identidade e pertencimento local, com vistas à consciência de cidadania, bem estar e autossustentabilidade.
Feu Rosa: o projeto piloto
O início do mês de fevereiro marca o lançamento oficial do Núcleo formado no bairro Feu Rosa.
Afirma a diretoria executiva da CDL Serra, que além de Feu Rosa, outros seis núcleos poderão ser formados na Serra em 2022.
Para que possamos ter uma ideia da importância de Feu Rosa como bairro escolhido para ser o projeto piloto dos NDLs da Serra, além de ser um amplo e crescente polo comercial com centenas de empreendimentos ativos, o peso demográfico do bairro, quando equiparado aos próprios municípios capixabas, corresponde a 25ª população estadual, conforme os levantamentos da pesquisa realizada no bairro pela CDL, sob a coordenação do economista Antônio Ricardo. Para o economista, Feu Rosa cresce e tem ainda muito para crescer, e o Núcleo fará a diferença, auxiliando de forma racional e precisa nesse desenvolvimento junto dos empreendedores locais e da comunidade em si.
O NDL Feu Rosa: lançamento oficial
As reuniões para a formação do NDL de Feu Rosa iniciaram-se em meados de 2020, e foram concluídas aos fins de 2021.
A coordenadora geral do núcleo é a empresária Kelly Cristina dos Santos. Kelly é sócia proprietária de um escritório de contabilidade e possui em torno de 25 anos de atividade profissional construída no próprio Feu Rosa. Passou pelo setor lojista e varejista e acerca de quatro anos formou a sua própria empresa. Seu próprio currículo profissional é uma prova irrefutável da importância de Feu Rosa como local de oportunidades.
Além da coordenadora geral, mais 6 coordenadores compõe o núcleo em diferentes áreas de atuação, todos igualmente empreendedores de sucesso do bairro.
Duas foram as principais ferramentas desenvolvidas para o alcance dos objetivos e estratégias da formação do núcleo. Em primeiro lugar, trabalhou-se a construção da abordagem afetiva e de pertencimento, na produção do curta-metragem “FLORESCER EM FEU ROSA”, produzido pela CDL Serra, a “Agência Zênite Comunicação” e “Cultura e a Subtrópico Audiovisual”. O filme insere de forma peculiar e positiva, a história, a evolução e o desenvolvimento comercial do bairro, com a participação absolutamente subsidiada pela voz da própria comunidade, em seus atores reais.
O segundo ponto, foca a fundamentação em dados reais para a assimilação desse mesmo campo afetivo, tal como, para a geração das futuras ações e estratégias de intervenção e desenvolvimentos do núcleo. Para este feito, foi elaborado do “MICRO-CENSO DE FEU ROSA”, de onde foram extraídos números gerais e reais, em amplos e detalhados aspectos, extraído de forma inédita e pioneira a partir de setores censitários.
O filme, tanto quanto a parte de caráter público dos dados do micro-censo, serão apresentados (inicialmente) em evento fechado, no dia 03 de fevereiro, na comunidade; tal como serão disponibilizados posteriormente nas redes sociais e internet, em campanha de divulgação.
Quem desejar mais informações sobre a formação dos Núcleos CDL Serra é só entrar contato com a CDL e ficar de olho nas mídia sociais da entidade.
Texto: Fábio Boa Morte