Categories: Notícias

Ceia e decoração são rituais de encontro para celebrar o Natal

Maria Elisa, de Morada de Laranjeiras, monta presépio para receber os amigos na ceia
Foto: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

O Natal é o momento em que as pessoas se reúnem, seja em família, amigos ou ‘tudo junto e misturado’, para confraternizar e agradecer o ano que se aproxima do fim. E não podem faltar os rituais da decoração natalina e da ceia para celebrar o nascimento do ícone do Cristianismo, Jesus.

Luiz Paulo da Costa Giuberti, morador de Enseada de Jacaraípe, recebe a família todo ano no dia 24. “Montamos uma árvore de Natal onde colocamos os presentes. A ceia tem todas as comidas tradicionais: o chester, o peru, o tender bolinha, chocotone e um bom vinho. Após a ceia assistimos a missa do Galo. Já no dia 25 vamos para a casa de minha sogra onde cada um leva um prato e fazemos as brincadeiras de troca de presentes”, explica.

Em Castelândia, Rita de Cássia Reis caprichou na decoração. “Este será meu primeiro Natal com minha filha, por isso caprichei ainda mais na decoração, com árvore, guirlandas e presentes. Todo ano participamos da missa no dia 24 e ceamos junto em família, homenageando o nascimento de Jesus”, frisa.

E além da tradição das árvores de Natal, quem não falta em igrejas e algumas casas são os presépios, onde a cena do nascimento de Jesus é retratada com imagens.

Maria Elisa Ferreira Santos de Carvalho, de Morada de Laranjeiras, mantém a tradição desde a década de 1960, quando seu pai comprou o primeiro presépio, e desde então passou a colecioná-los.

“Aos quatro anos ganhei do meu pai o primeiro presépio. Como a família é muito católica, passei a ganhar de presente dos amigos e parentes e tenho até mesmo um que meus filhos fizeram em barro, quando eram crianças. Hoje, como eles estão longe, não passamos o Natal juntos, mas me reúno com vizinhos na Novena e na ceia”, narra.

Comunidade monta presépio na Igreja de Reis Magos

Na Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, a comunidade se reúne para montar o presépio e a missa do dia 24 é o ápice, onde o nascimento do menino Jesus é apresentado à comunidade. A representante da liturgia paroquial, Maria das Dores Pereira Rosa, conhecida por Dora, conta como é feito.

“Esse ano nos reunimos em sete pessoas para montar o presépio. Montamos a cena e a cada semana do Advento, que são quatro, mudamos a posição dos Reis Magos, aproximando-o do local onde Jesus nasceu. E na missa do dia 24, Jesus, que não estava no presépio, é apresentado à comunidade e colocado na manjedoura. E apenas na festa de Reis, no dia 1° de janeiro, que o presépio é retirado, pois foi nesta data que ele recebeu a visita dos reis. Usamos imagens que foram compradas há muitos anos e são guardadas com muito carinho, pois hoje é difícil substituir, e compomos o cenário com materiais que temos à mão. Tudo com muita simplicidade, pois Jesus é simples”, relata.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

20 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

20 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

20 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

21 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás