Serra, 21 de Janeiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 19 de dezembro de 2014 às 14:30

Ceia natalina com criatividade e sabor


Janaína Rosa sugere risoto de castanhas, cuscuz marroquino de frutas secas e a rabanada assada como pratos salgados da ceia. Foto: Divulgação

Janaína Rosa sugere risoto de castanhas, cuscuz marroquino de frutas secas e a rabanada assada como pratos salgados da ceia. Foto: Divulgação

É quase impossível pensar em Natal e não lembrar da ceia. O que preparar para receber os amigos e a família é um dúvida recorrente na cabeça de muitas pessoas. Há opções criativas para quem vai apostar no básico ou inovar. Do simples peru a um sofisticado pannetone salgado, muitas são as alternativas.

Na família da geógrafa Marise Ferreira da Silva, por exemplo, a ceia sempre tem um toque especial. Segundo ela, a mesa de frutas e frios não pode faltar. Com uma decoração artesanal, a criatividade é ponto forte. “O cardápio é tradicional, mas brincamos com as formas e sabores. Molhos especiais e acompanhamentos doces fazem a diferença e são aprovados com sucesso”, diz.

A gastrônoma Janaína Rosa ressalta que o Natal é o momento ideal para investir em pratos diferentes, já que é uma festa. Além das tradicionais aves, uma aposta certa são as castanhas em geral e frutas secas nos acompanhamentos.

Entre os doces, estão em alta os browniwes com caldas de chocolate e cereja, além do cheesecake com decoração de frutas frescas, principalmente as vermelhas. “No cardápio salgado, a dica é um risoto de castanhas, cuscuz marroquino de frutas secas e, a queridinha do momento, rabanada assada no lugar da frita”, indica.

A tradicional farofa não pode faltar. Para deixá-la mais sofisticada, Janaína aconselha a troca de alguns ingredientes. No lugar da farinha de mandioca, por exemplo, é possível usar a quinoa, cereal sem açúcar, aveia ou farelo de milho. O bacon pode ser substituído por presunto ou copa (estilo salame). “A farofa é um alimento bem versátil, por isso fica fácil a substituição”.

Ceia saudável

Para quem é mais light, a dica é consumir as carnes brancas de aves ou peixe, deixando de fora carnes pesadas, como de porco. Ao fazer a farofa, troque a farinha de mandioca pela aveia ou cereal sem açúcar, triturando até obter a farinha. Retire o bacon e acrescente mais castanhas e frutas secas. “Outra troca que dá muito certo é a maionese da salada por iogurte natural.  Para as sobremesas, opte por frutas naturais e fuja do leite condensado”, alerta Juliana.

 

Mas atenção, até a ceia light precisa ser consumida com moderação. É comum ouvir reclamações pós Natal de estômagos inchados. A dica da gastrônoma Juliana é não repetir os ingredientes no prato, para deixar tudo equilibrado. “Se usar amêndoas no arroz, não a utilize em outro prato. Com planejamento prévio, é possível variar no cardápio e nos ingredientes, sem pesar no estômago e no bolso”, afirma.

 




O que você acha ?

Você se sente seguro nas praias da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por