Árvore de Natal montada, presentes comprados e família reunida. A época natalina, além de trazer toda a gastronomia característica, é um período em que as pessoas se reúnem para comemorar a data, rever amigos, familiares, trocar presentes. E muitos moradores da Serra também mantêm a tradição natalina.
É o caso da família do Paulo Sérgio Morais que se reúne todo ano nesta época e realiza uma grande ceia natalina. “Todo ano montamos uma mesa de ceia na virada do Natal e toda a família se junta para comemorar esta data tão especial. Também deixamos a árvore com os presentes aqui em casa”, explica.
Paulo ainda explicou que a reunião também tem significado religioso. “Não é só para reunir familiares e trocar presentes, também é para comemorar o nascimento de Jesus com muito amor, paz e união”, elenca.
Outra família serrana que também reúne todos os membros nesta data é a da Imara Barbosa, de Vila Nova de Colares. Ela disse que os familiares sempre se unem nesta data.“Montamos árvore de natal, fazemos amigo X para trocar presentes, fazemos a ceia onde cada um leva um prato, fazemos orações onde agradecemos por tudo que passamos durante o ano e cantamos parabéns para Jesus”, conta.
Já a Erleidi Gomes dos Santos, de São Domingos, disse que por conta da correria não deu para montar sua árvore este ano, mas garantiu que a reunião familiar e a ceia vão acontecer. “Não consegui montar a árvore, mas terá ceia e troca de presentes com toda a família. É uma lei nossa que todos familiares precisam participar”, relata.
Decoração
Para algumas famílias uma parte muito importante desta data é a decoração da residência onde será a ceia natalina. É o caso da Gizele Santos, moradora de Jardim Tropical, ela disse que toda a decoração é feita com seus filhos e seus esposos. “Todo anos temos a tradição de fazer a decoração juntos. Penduramos pisca-pisca, montamos a árvore e enfeitamos a varanda da minha casa”, afirma.
Gizele ainda disse que para a ceia, que acontece todo ano, cada membro da família leva um prato especial. “Alguns trazem os doces, outros as comidas salgadas e uns ficam com as bebidas. Além disso, este ano iremos fazer um churrasco”, conclui.