Estão abertas até o dia 14 deste mês as inscrições para os alunos da rede estadual de ensino que queiram participar do Programa de Intercâmbio. São 100 bolsas de estudo para o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul e Argentina.
Poderão participar do processo seletivo, exclusivamente, os estudantes de um dos seis Centros Estaduais de Idiomas (CEI), matriculados ou concluintes do ensino médio regular, na rede pública estadual de ensino, que tenham demonstrado excelência acadêmica e assiduidade no ano de 2014 e início de 2015.
O objetivo do intercâmbio é oportunizar aos estudantes a realização dos estudos em outro país vivenciando outra cultura, a fim de expandir sua visão de mundo e desenvolver a fluência na língua inglesa ou língua espanhola aperfeiçoando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio da exposição direta à língua.
As 100 vagas de intercâmbio serão distribuídas da seguinte forma: 20 bolsas na modalidade High School para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, 72 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e 08 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.
Serão 21 vagas para o Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Serra, 21 vagas para o CEI de Vila Velha, 21 vagas para o CEI de Vitória, 21 vagas para o CEI de Cariacica, 09 vagas para o CEI de Cachoeiro de Itapemirim e 07 vagas para o CEI de Colatina. O número de vagas por modalidade está detalhado no edital.
Processo seletivo
O processo seletivo será constituído de quatro etapas distintas e de caráter eliminatório. Na primeira etapa, a Sedu divulgará, nesta terça-feira (10), a listagem dos estudantes aptos para concorrem a uma vaga, pois para participar da seleção os alunos precisam ter alcançado o rendimento mínimo de 95% no desempenho acadêmico.
A partir da lista, as inscrições serão abertas e seguem até o dia 14 de março. A segunda etapa será uma prova escrita constituída de três partes: prova de múltipla escolha em Língua Inglesa ou Espanhola; produção de texto em Língua Inglesa ou Espanhola e produção de texto em Língua Portuguesa.
A terceira etapa é uma reunião informativa para a assinatura do termo de compromisso e autorização, pelos pais ou responsáveis e estudante, assumindo o compromisso de participar do programa. Já última etapa é a carta de recomendação e entrevista oral com os estudantes, com o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na língua estrangeira sobre temas do cotidiano do estudante, conforme o curso frequentado.
O resultado final do processo seletivo considerará a somatória da segunda e quarta etapa e a avaliação do perfil do estudante. Serão contemplados com as bolsas de estudos, os alunos que, no seu município, tiverem a melhor classificação, de acordo com o número de bolsas disponíveis e categorias determinadas pelo edital.