Economia

Censo imobiliário mostra que Serra teve 1.108 unidades lançadas de janeiro a junho deste ano

A Serra é o terceiro município que mais possui empreendimentos em construção. Foto: Arquivo TN

O mercado imobiliário na Grande Vitória segue apresentando recuperação desde o início de 2020. De acordo com dados do Censo Imobiliário do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES), o primeiro semestre deste ano registrou aumento no número de unidades em construção, incluindo imóveis lançados, o que elevou o número de unidades na planta. A Serra é o terceiro município que mais possui empreendimentos em construção.

Conforme levantou a 37ª pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES) nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana, estão em construção 14.065 unidades, sendo 13.713 residenciais e 352 comerciais. Em igual período do ano passado, o total em construção era de 11.972 unidades.

Na Serra, tem empreendimentos sendo construídos no Centro da Serra, Maringá, Planície da Serra, Porto Canoa, Morada de Laranjeiras, Jardim Limoeiro, Camará, Guaraciaba, Jardim Tropical, Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Jardim Carapina, Balneário de Carapebus, Bicanga e Praia da Baleia.

Ao todo são 123 empreendimentos, sendo 113 residenciais e 10 comerciais. No primeiro semestre de 2020 eram 84 empreendimentos em construção na Grande Vitória, um aumento de 46%.

De janeiro a junho deste ano, conforme o Censo, foram lançadas 3.620 unidades, sendo 2.121 em Vila Velha, 1.108 na Serra e 391 em Vitória. Cariacica e Viana não registram lançamento, conforme as empresas participantes do Censo.

Um outro dado chama atenção. Trata-se do número de unidades entregues de janeiro a junho deste ano: 1.556, sendo 688 unidades na Serra, 344 em Viana, 335 em Vila Velha, e 189 em Vitória. Isso representa 10 empreendimentos concluídos no primeiro semestre.

A pesquisa novamente demonstra que os preços médios de imóveis residenciais em oferta no mercado primário são, de modo geral, mais altos em Vitória, seguidos de Vila Velha e Serra.

O Censo também indica a média mensal do VSO (venda sobre oferta) no primeiro semestre. No geral, os imóveis econômicos (Casa Verde e Amarela) registraram um VSO de 4,7% e os imóveis residenciais em produção, no médio e alto padrão, apresentaram maior velocidade de venda, com VSO de 6,2%.

Em número de empreendimentos, Vila Velha e Vitória estão empatadas. Ambas cidades concentram 52 empreendimentos cada. Como Vila Velha recebe condomínios grandes, geralmente com mais de uma torre, a diferença do número de unidades entre os dois municípios é grande: Vila Velha: 7.287 e Vitória: 2.549.

A capital se destacou em lançamentos no primeiro semestre. Do total de 28 lançamentos registrados no Censo, Vitória recebeu 11 e Vila Velha, que é o maior canteiro de obras do Estado, 14. Observa-se que, das 2.549 unidades em construção em Vitória, um total de 1.144 estão na planta ou na fase de fundação.

A pesquisa foi feita com 62 empresas que atuam na Grande Vitória, que estão produzindo imóveis residenciais ou comerciais em área superior a 800m². O Censo registra imóveis desde o lançamento comercial à conclusão das obras, e venda total das unidades.

Das unidades em produção, o Censo do Sinduscon-ES mostra que 60,7% já foram vendidas. O município de Vila Velha é o que tem maior percentual de vendas, 70,6% do total em construção.

O 37° Censo Imobiliário foi aplicado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo – Sinduscon-ES, por meio de uma pesquisa direta aos incorporadores que atuam na área de abrangência. O dado foi coletado via Sistema Web – Sphinx.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Reggae Sunset com 3030 e Herança Negra, Som de Brothers, Breeza e MR Dedus, na Serra

A banda 3030 é um dos grandes nomes do rap na atualidade e se caracteriza pela influência musical do hip…

2 horas atrás

Serra abre inscrição para programa de apoio financeiro a atletas e paratletas

Os valores variam de R$ 500 e R$ 2.000 e o programa contempla atletas e paratletas de modalidades individuais e…

18 horas atrás

Serra vai reconhecer e homenagear escolas que implementarem educação antirracista

Selo leva o nome do ativista cultural Teodorico Boa Morte, falecido no início de 2024. Crédito: divulgação. Foi lido na…

19 horas atrás

Balada K-pop com entrada gratuita promete agitar os fãs da cultura sul-coreana na Serra

A programação da Balada K-Pop inclui apresentações de dança com a equipe YunikonLand e Random Play Dance, em que os…

19 horas atrás

Anderson Freire faz show gratuito em festa de Natal na Serra

O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…

19 horas atrás

Câmara da Serra aprova doação da área do antigo Shopping do Povo para construir polo judiciário

Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…

19 horas atrás