Divirta-se

Centenária festa de Sant’Anna na Serra vai ter congo, show e fé

serraserra
A banda de congo são Sebastião irá participar dos festejos em Manguinhos, na Serra. Foto: Fábio Barcelos

A Serra vai estar em festa neste final de semana. Isto porque, na comunidade de Manguinhos vai acontecer a tradicional e centenária agenda para a padroeira Nossa Senhora de Sant’Anna que será comemorada com muita música, congo e fé.

O dia dela é festejado em 26 de julho. Com o propósito de manter as raízes, os festejos terão quatro dias de agenda com início neste sábado (23).

O primeiro dia do tríduo de oração à padroeira começa no sábado (23), às 19h30, quando o padre Marcos Tainan celebra missa na Igreja de Sant’Anna que fica no alto do balneário, abençoando diariamente a vila.

Em seguida, por volta das 20h30, vai ter primeiramente apresentação de quadrilha com jovens da igreja. Às 21h, acontece show de forró com banda local.

Já no domingo (24), às 17 horas, o padre Ermindo fará uma missa campal na praça de São Sebastião. Posteriormente, às 18h, o Coral de Manguinhos irá se apresentar na comunidade.

Em seguida, por volta das 20 horas, terá apresentação de banda de congo e cortejo pelas ruas do bairro com a imagem de Sant’Anna até chegar à igreja.

Tradição

“Esta é uma festa tradicional da nossa vila e é uma oportunidade de mostrar nosso costume, tanto para moradores da Serra que não sabem que aqui temos estes festejos, quanto para os turistas. É um evento muito lindo, cheio de fé e cultura popular. Estão todos convidados”, convida o morador Guilherme Lima.

Guilherme disse ainda que a vila inteira será enfeitada para procissão dos idosos e o cortejo do congo. “Nosso objetivo é manter nossas tradições. Como estamos passando ainda pela pandemia, será uma festa pequena, pois nos preocupamos com o contágio da Covid. É muito importante que as pessoas da comunidade participem dos festejos para que nossas raízes fiquem sempre vivas”.

+ Sino de 221 anos com valor histórico inestimável é furtado por bandidos em igreja da Serra

A programação segue na segunda e na terça-feira com atividades religiosas na igreja de Sant’Anna.

Sant’Anna na Serra

A Festa de Sant’Anna, em Manguinhos, na Serra é comemorado há pelo menos 100 anos. O Dia dela é 26 de julho. Ana, cujo nome significa “graça”, foi a mãe de Maria e a avó de Jesus Cristo. Era esposa de Joaquim. Neste dia 26 de julho celebra-se anualmente o Dia dos Avós em honra de Santa Ana e de Santo Joaquim, os avós de Jesus.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra recebe 4ª edição do maior encontro de networking feminino do município

Idealizado por Cristiane Puppim, o evento se consolidou como o maior encontro de networking feminino da Serra e terá como…

10 horas atrás

Incels no Brasil: conheça essa cultura misógina em expansão

O termo “incel” recentemente extrapolou a cultura de internet e foi parar nas telas de TV, na série “Adolescência”, da…

11 horas atrás

Comunicado – 09/05/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 09-05-2025 - 3ª ediçãoBaixar

11 horas atrás

Entenda o novo símbolo da acessibilidade e por que ele importa

A recente aprovação pelo Senado do novo Símbolo Internacional de Acessibilidade representa mais do que uma simples mudança visual; é…

11 horas atrás

Serra entra na disputa do Roda de Boteco com quatro bares representantes

Entre os destaques do Roda de Boteco, está o Bar do Mineiro, que vai em busca do tricampeonato após vencer…

11 horas atrás

Espetáculo inspirado em ícone da Tropicália será apresentado de graça na Serra

Inspirado em um, dos ícones da Tropicália, “Os Últimos Dias de Paupéria” será apresentado gratuitamente nesta sexta (10) no Eliziário…

11 horas atrás