Por Ana Paula Bonelli
Fé e devoção. É com esses sentimentos que fiéis da comunidade católica São Francisco de Assis caminham todo ano quase 33 quilômetros de Laranjeiras à Prainha, em Vila Velha, para homenagear a padroeira do Espírito Santo – Nossa Senhora da Penha.
Quem conta essa história de devoção é Tarcizo Donatelli, de 66 anos, que há 13 caminha na Romaria dos Homens. Além disso, ele e sua esposa Ilma Borges Donatelli também cedem espaço em sua residência para reuniões e ornamentação da virgem da Penha e do carro de som que acompanha os romeiros.
A Romaria é no sábado (11). Neste dia os serranos partem da Igreja de São Francisco de Assis de Laranjeiras rumo à Prainha de Vila Velha. Com eles vai a imagem da Santa. Cerca de 350 fiéis devem participar da caminhada, segundo Tarcizo.
“Vamos em caminhada, agradecendo, cantando e rezando. Passamos por muitas coisas nessa vida, doenças, problemas e superamos todas. Esta é uma oportunidade de agradecer pelas bênçãos recebidas”, frisa.
Junto com os fiéis de Laranjeiras também caminham os devotos dos bairros Maringá e Barcelona. Antes de partir, os romeiros participam de uma missa às 13h30. A chegada à Catedral Metropolitana de Vitória está prevista para às 18h50, onde se juntam aos milhares de fieis que estarão aglomerados em frente ao templo. De lá, seguem para o Convento da Penha.
Outra fiel que participa da romaria é Izabel Bittencourt. “A Romaria é uma boa oportunidade de agradecer por tudo de bom que recebo em minha vida. No ano anterior, participei porque tinha feito uma promessa. Neste vou novamente, pois fiquei encantada com a beleza da Romaria e é muito bom ver tanta gente reunida em torno da fé”, explica.
Terceira maior
A Festa da Penha é o maior evento religioso capixaba e reúne mais de 300 mil pessoas em seu ápice, que é a Romaria dos Homens. É também a terceira maior manifestação religiosa católica do Brasil, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, e da festa de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Neste ano, a festa da padroeira do estado é em 13 de abril , segunda-feira.