Categories: Notícias

Centenas de romeiros da Serra vão caminhar até o Convento

Tarcizo e Ilma Donatelli são os guardiões da imagem da Santa que irá acompanhar os serranos. Foto: Ana Paula Bonelli

Por Ana Paula Bonelli

 Fé e devoção. É com esses sentimentos que fiéis da comunidade católica São Francisco de Assis caminham todo ano quase 33 quilômetros de Laranjeiras à Prainha, em Vila Velha, para homenagear a padroeira do Espírito Santo – Nossa Senhora da Penha.

Quem conta essa história de devoção é Tarcizo Donatelli, de 66 anos, que há 13 caminha na Romaria dos Homens. Além disso, ele e sua esposa Ilma Borges Donatelli também cedem espaço em sua residência para reuniões e ornamentação da virgem da Penha e do carro de som que acompanha os romeiros.

A Romaria é no sábado (11). Neste dia os serranos partem da Igreja de São Francisco de Assis de Laranjeiras rumo à Prainha de Vila Velha. Com eles vai a imagem da Santa. Cerca de 350 fiéis devem participar da caminhada, segundo Tarcizo.

“Vamos em caminhada, agradecendo, cantando e rezando. Passamos por muitas coisas nessa vida, doenças, problemas e superamos todas. Esta é uma oportunidade de agradecer pelas bênçãos recebidas”, frisa.

Junto com os fiéis de Laranjeiras também caminham os devotos dos bairros Maringá e Barcelona. Antes de partir, os romeiros participam de uma missa às 13h30. A chegada à Catedral Metropolitana de Vitória está prevista para às 18h50, onde se juntam aos milhares de fieis que estarão aglomerados em frente ao templo. De lá, seguem para o Convento da Penha.

Outra fiel que participa da romaria é Izabel Bittencourt. “A Romaria é uma boa oportunidade de agradecer por tudo de bom que recebo em minha vida. No ano anterior, participei porque tinha feito uma promessa. Neste vou novamente, pois fiquei encantada com a beleza da Romaria e é muito bom ver tanta gente reunida em torno da fé”, explica.

Terceira maior

A Festa da Penha é o maior evento religioso capixaba e reúne mais de 300 mil pessoas em seu ápice, que é a Romaria dos Homens. É também a terceira maior manifestação religiosa católica do Brasil, ficando atrás apenas do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, e da festa de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Neste ano, a festa da padroeira do estado é em 13 de abril , segunda-feira.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Derrotado, Muribeca teve campanha marcada por polêmicas, fake news e ataques à imprensa

Derrotado, Pablo Muribeca teve campanha marcada por polêmicas, fake news e ataques à imprensa. Crédito: Divulgação O deputado estadual Pablo…

11 horas atrás

Serra diz não para Pablo Muribeca: candidato é derrotado nas urnas

Pablo Muribeca foi derrotado na disputa pela Prefeitura da Serra e, agora, volta a ser deputado estadual. Crédito: Divulgação Nas…

12 horas atrás

Vereador flagrado fazendo boca de urna na Serra afirma que único crime que cometeu “foi ser querido pelo povo”

Diuvlgação O vereador eleito Marlon Fred (PDT) foi flagrado na manhã deste domingo (27) fazendo boca de urna dentro de…

12 horas atrás

Weverson Meireles é eleito prefeito da Serra

Weverson Meireles foi eleito prefeito da Serra para os próximos quatro anos. Crédito: Samuel Chahoud Neste domingo (27), os eleitores…

12 horas atrás

Eleitora desacata mesário na Serra

O primeiro turno das eleições municipais será dia seis de outubro. Foto: Divulgação Uma eleitora desacatou na tarde desse domingo…

12 horas atrás

Motociclista morre em acidente na ES 010, na Serra

Um motociclista, identificado como Wellington Santos Souza, morreu na tarde desse domingo (27) em um acidente de moto na rodovia…

13 horas atrás