Até o dia 22 de março, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abriga a exposição “Iconografia de Queimado – Memórias de Walter Francisco de Assis”, que celebra a obra de um dos mais importantes artistas serranos. Walter Francisco de Assis, falecido em 7 de outubro de 2017, é amplamente reconhecido por preservar, em suas telas, a luta negra e a história da cidade da Serra.
A exposição, com curadoria de Kétlin Vitória Silva Teixeira, tem como objetivo democratizar e difundir as obras desse pintor autodidata, cuja trajetória artística é marcada pela valorização das lutas, resistências e enfrentamentos do movimento negro serrano e capixaba. A mostra reúne seis obras originais, preservadas pelos familiares do artista, que oferecem ao público uma oportunidade única de conhecer de perto a sensibilidade e o impacto do trabalho de Walter.
Com um olhar profundamente conectado à história da Serra, Walter Francisco de Assis usava suas telas para narrar e valorizar a identidade cultural do povo serrano. Entre suas principais inspirações, destaca-se a Revolta de Queimado (1849), o maior movimento negro contra a escravidão no sudeste brasileiro. Essa perspectiva histórica e política transformou sua arte em um instrumento de memória e resistência.
Segundo a curadoria, “com um traço sensível às histórias da Serra, Walter de Assis nos ajuda a compreender as linhas que desenham o nosso povo serrano. É assim que essa exposição ganha sentido maior, promovendo o entendimento de que a cultura popular é um instrumento essencial para a construção de uma sociedade igualitária, ancestral e justa.”
Walter Francisco de Assis (1931 – 2017) nasceu e cresceu na zona rural da Serra, onde desempenhou um papel fundamental na valorização da cultura local e nas lutas pela preservação da memória serrana. Sua obra transcende o campo artístico, sendo uma ponte entre o passado e o presente, conectando histórias que continuam a inspirar o movimento negro e a sociedade como um todo.
A exposição “Iconografia de Queimado” faz parte do projeto Portas Abertas, uma realização do Centro Cultural Eliziário Rangel, em parceria com o Ministério da Cultura, a Lei Paulo Gustavo e o Governo Federal – União e Reconstrução. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra.
O Centro Cultural Eliziário Rangel está localizado na Rua Humberto de Campos, 1201, São Diogo I, Serra. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (27) 3051-0835.
Foto: Divulgação A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), divulgou um alerta para a infestação…
A Vale abriu vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação A…
O Detran vai abrir 3.500 vagas para tirar carteira de motorista de graça. Crédito: Divulgação O Departamento Estadual de Trânsito…
As competições do Oliveira Fight Combat, contaram com lutas de MMA amador, jiu-jitsu com e sem kimono, karatê, karatê inclusivo…
Mil vagas estão abertas para interessados estudarem cursos superiores de graça em faculdades do Estado. Crédito: Divulgação O Governo do…
Foto: Roberta Aline / MDS O Bolsa Família de janeiro começa a ser pago pela Caixa Econômica Federal a partir…