Divirta-se

Centro Cultural abre exposição histórica com obras do pintor Walter Assis na Serra

Walter Assis, falecido em 7 de outubro de 2017, é amplamente reconhecido por preservar, em suas telas, a luta negra e a história da cidade da Serra. Crédito: Arquivo TN / Bruno Lyra / 2015

Até o dia 22 de março, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abriga a exposição “Iconografia de Queimado – Memórias de Walter Francisco de Assis”, que celebra a obra de um dos mais importantes artistas serranos. Walter Francisco de Assis, falecido em 7 de outubro de 2017, é amplamente reconhecido por preservar, em suas telas, a luta negra e a história da cidade da Serra.

A exposição, com curadoria de Kétlin Vitória Silva Teixeira, tem como objetivo democratizar e difundir as obras desse pintor autodidata, cuja trajetória artística é marcada pela valorização das lutas, resistências e enfrentamentos do movimento negro serrano e capixaba. A mostra reúne seis obras originais, preservadas pelos familiares do artista, que oferecem ao público uma oportunidade única de conhecer de perto a sensibilidade e o impacto do trabalho de Walter.

Com um olhar profundamente conectado à história da Serra, Walter Francisco de Assis usava suas telas para narrar e valorizar a identidade cultural do povo serrano. Entre suas principais inspirações, destaca-se a Revolta de Queimado (1849), o maior movimento negro contra a escravidão no sudeste brasileiro. Essa perspectiva histórica e política transformou sua arte em um instrumento de memória e resistência.

Tela que mostra a Vila do Queimado – local que foi palco da maior revolta de escravos do ES. Crédito: Arquivo TN

Segundo a curadoria, “com um traço sensível às histórias da Serra, Walter de Assis nos ajuda a compreender as linhas que desenham o nosso povo serrano. É assim que essa exposição ganha sentido maior, promovendo o entendimento de que a cultura popular é um instrumento essencial para a construção de uma sociedade igualitária, ancestral e justa.”

Walter Francisco de Assis (1931 – 2017) nasceu e cresceu na zona rural da Serra, onde desempenhou um papel fundamental na valorização da cultura local e nas lutas pela preservação da memória serrana. Sua obra transcende o campo artístico, sendo uma ponte entre o passado e o presente, conectando histórias que continuam a inspirar o movimento negro e a sociedade como um todo.

A exposição “Iconografia de Queimado” faz parte do projeto Portas Abertas, uma realização do Centro Cultural Eliziário Rangel, em parceria com o Ministério da Cultura, a Lei Paulo Gustavo e o Governo Federal – União e Reconstrução. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra.

O Centro Cultural Eliziário Rangel está localizado na Rua Humberto de Campos, 1201, São Diogo I, Serra. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (27) 3051-0835.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Confira como fica o tempo no último fim de semana de fevereiro na Serra

O tempo amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli Fevereiro está chegando ao fim e a chegada deste sábado…

20 horas atrás

Presidente da Câmara vai a Brasília em busca de avanço na acessibilidade da Serra

O vereador solicitou assistência para a implementação de medidas que tornem a cidade da Serra mais acessível, especialmente em espaços…

20 horas atrás

Arena de Verão Serra 2025: confira programação para este fim de semana

O verão chegou com tudo e, apesar da chuva, a Arena de Verão Serra 2025 promete um final de semana…

22 horas atrás

Edital seleciona projetos de educação e prevenção sobre drogas no ES

Reprodução Google Maps O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas…

22 horas atrás

ABRH-ES comemora 40 anos e anuncia nova gestão para próximo triênio

ABRH-ES abre comemorações pelos 40 anos com posse da nova diretoriaCerimônia reuniu cerca de 150 pessoas, em Vitória, e contou…

2 dias atrás

Inscrições abertas para a 8ª edição do Festival da Canção da Serra em abril

A oitava edição do Festival da Canção da Serra, acontecerá na Praça dos Pescadores, em Nova Almeida, nod sidas 4,…

2 dias atrás