Ana Paula Bonelli
O Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, completou um ano de existência no dia 18 de novembro. Pelo palco do primeiro teatro da Serra passaram mais de 200 artistas de diversos estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além dos capixabas. Mais de dois mil expectadores participaram dos eventos e oficinas realizados no local.
Foram 36 espetáculos teatrais, envolvendo dança, circo e performances; quatro exposições, quinze shows e festas, uma feira cultural, quinze oficinas permanentes e vinte e duas oficinas curtas. Além disso, houveram quatro exibições de vídeos no Cine Clube Rosilda Moreira, quatro edições do projeto Tablado Queimado, que visa mesclar discussão ética-estética e política no contemporâneo com intervenções artísticas.
Também foram realizados três eventos fora do Centro Cultural, na praça do bairro São Diogo e em escolas públicas municipais de forma gratuita. “Ao todo realizamos 104 atrações culturais neste primeiro ano de atividades e entendemos que o maior bem é a democratização de bens culturais para a população serrana e, para isso, temos como desafio o fomento de público e o cultivo de outros hábitos culturais num território árido de oferta de produtos culturais”, destaca Antônio Vitor, proprietário do Centro Cultural.
Antônio explica que a ocupação do espaço do Eliziário é aberta aos artistas e a população, por meio de chamadas de editais públicos mensais com abrangência nacional. “Já para o próximo ano será lançado mensalmente editais de chamamento para música, no Projeto Paisagens Sonoras, visando a ocupação da Arena 849 com bandas, cantores e grupos musicais. No último final de semana foi inaugurado também o Café-Bar João da Viúva junto ao Beco Chico Prego – espaço destinado as artes plásticas urbanas – grafite, aerografia, entre outros. Há ainda, no café-bar um local destinado a leitura com uma pequena biblioteca”,conta Vitor.
O Centro Cultural Eliziário Rangel é uma associação sem fins lucrativos e ainda não conta com patrocínio de nenhuma empresa ou entidade governamental.
Programação
Neste domingo, o centro cultural recebe o espetáculo mineiro ‘Off Eles não olham pra Nós’ do Coletivo Breaking no Asfalto. Será às 16 h30 e a classificação é livre. A apresentação tem 60 minutos de duração e o ingresso custa R$ 10.
Também continua aberta para visitação aos sábado e domingos a exposição coletiva “Elos e distinções” do projeto “Cores no Branco”. Para admirar as obras dos artistas plásticos GlaucioBuhr, Lara Cremasco e Paloma Tauffer o valor é facultativo: quem for ao local paga o quanto quiser.
O Eliziário fica na Rua Gonçalves Dias, nº 1201, São Diogo, Serra-ES. Telefone 3065 2647 / (27) 9 9830 8813. O Centro Cultural funciona de terça a domingo, de 14 às 21h.