Notícias

Centro Cultural Eliziário Rangel recebe premiação por contribuição aos Direitos Humanos no ES

O prêmio reafirma o papel do Centro Cultural Eliziário Rangel na transformação social por meio da arte e da cultura. Crédito: Divulgação

O Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, foi eleito pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos do Espírito Santo (CEDH/ES) como vencedor do Prêmio Estadual de Direitos Humanos 2024, na categoria Movimentos Sociais e Entidades. A premiação reconhece o trabalho significativo do centro na promoção e garantia dos direitos humanos, consolidando sua importância no cenário cultural e social capixaba.

A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 10 de dezembro, às 9h30, no Instituto João XXIII, em Vitória. Este é um momento especial que celebra as conquistas em direitos humanos no estado, reunindo lideranças, ativistas e entidades que fazem a diferença na vida das pessoas.

O prêmio reafirma o papel do Centro Cultural Eliziário Rangel na transformação social por meio da arte e da cultura.

“Para nós, receber esse prêmio é uma honraria enorme. Reconhece o trabalho de garantia de direitos humanos através do fomento da arte e cultura e nos coloca ao lado de grandes ícones e defensores dos direitos humanos do Espírito Santo. É uma responsabilidade e uma alegria ao mesmo tempo”, declarou Antonio Vitor, gestor do centro.

+ Câmara da Serra homenageia serranos no dia em que a cidade se torna capital do ES

Principais contribuições do Centro Cultural Eliziário Rangel:

Oficinas regulares de arte e cultura: Mais de 20 atividades, incluindo pilates, teatro, capoeira, karatê, ballet, xadrez, entre outras.

Projeto PETER: Impacto direto na vida de mais de 8 mil crianças e adolescentes, oferecendo a maioria sua primeira experiência teatral.

Sede de grupos teatrais: Lar de companhias como Imprópria Trupe e Cia Atrevida de Teatro, que promovem debates sobre a vida em todas as suas dimensões.

Acesso gratuito à literatura: Por meio da Biblioteca Carlos Peitos de Homens.

Artes plásticas e visuais: Através da Galeria Benedita Torreão e do projeto Cores no Branco, que promove debates sobre justiça social.

Cinema não comercial: Construção da primeira sala de cinema independente da Serra, viabilizada pela Lei Paulo Gustavo.

Espaços de ocupação para artistas e ativistas: Apoio a iniciativas que promovem uma sociedade mais sensível e consciente.

Preservação da memória do Queimado: Serviços de visitação guiada que valorizam o patrimônio imaterial da cidade.

Com uma circulação mensal de cerca de 5 mil pessoas, o centro se destaca como um dos principais polos culturais do Espírito Santo. Sua atuação também inclui a preservação da memória histórica, fortalecendo a identidade cultural da Serra e promovendo um espaço de reflexão e aprendizado.

Grandes nomes dos direitos humanos, como Lula Rocha, já foram laureados com o Prêmio Estadual de Direitos Humanos. Agora, o Centro Cultural Eliziário Rangel se junta a esse seleto grupo, reafirmando a importância de sua atuação na luta por justiça social, igualdade e acesso à cultura.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Funcionários são agredidos e soterrados vivos em cemitério na Serra

Divulgação Dois homens funcionário de um cemitério em Carapina, na Serra, foram agredidos e soterrados vivos após serem confundidos por…

2 horas atrás

Estudantes da rede estadual voltam às aulas na terça (04)

Cerca de 190 mil alunos da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo retornarão às aulas na próxima terça-feira (4),…

5 horas atrás

Estudo aponta aumento de 80% nos casos de câncer colorretal entre usuários de planos de saúde

Terceiro tipo de neoplasia maligna mais comum no Brasil, o câncer colorretal tem aumentado no País. Segundo uma análise do…

9 horas atrás

Consultas nutricionais e outros serviços gratuitos para advogados da Serra: saiba como solicitar

A partir da próxima segunda-feira (3), advogados e advogadas da Serra poderão acessar diversos benefícios oferecidos pela Caixa Assistência de…

9 horas atrás

Projeto Educa Basquete abre vagas gratuitas para crianças e adolescentes na Serra

O Instituto PEB, na Serra, está com inscrições abertas para o Projeto Educa Basquete. A iniciativa, que acontece desde 2017,…

9 horas atrás

Carapiranha retorna com festa de lançamento e desfile confirmado em Carapebus

O bloco Carapiranha fará o lançamento oficial para o Carnaval 2025 neste sábado (1), em Praia de Carapebus, na Estância…

10 horas atrás