Categories: Meio Ambiente

Centro de coleta seletiva não tem sucesso em bairro

 

Os moradores Cláudio, Luciana e Paulinho mostram lixão em frente a estrutura da Prefeitura para coleta seletiva de entulho e outros resíduos. Foto: Bruno Lyra

Bruno Lyra

O que era para ser referência na coleta, separação e destinação correta de entulho e outros resíduos que tanto sujam terrenos baldios e áreas verdes da Serra, não está tendo sucesso.  Trata-se do espaço do projeto João de Barro – Ecoentulho, instalado pela Prefeitura da Serra no bairro Novo Porto Canoa.

O aspecto do local é de abandono. Não há placa indicativa e na última terça – feira (31) só havia duas pessoas de uma empresa terceirizada trabalhando no local, cuja estrutura é formada por sede administrativa, galpão para reforma de móveis descartados, baias para a separação dos materiais e pátio para transbordo dos resíduos.

E esses trabalhadores não tinham muito o que fazer, já que as ferramentas haviam sido furtadas. O mesmo aconteceu com os materiais de cozinha, computador e equipamentos de escritório. Não há vigilância nem trabalho à noite no local. O galpão onde deveria estar funcionando marcenaria para recuperação de móveis, está subutilizado.

Ao invés da seleção dos materiais, as baias estavam superlotadas com pilhas de resíduos misturados. Carroceiros – um dos públicos alvos do João de Barro – e demais pessoas, seguem descartando sujeira numa área vizinha ao projeto, onde há um lixão clandestino.  Vizinhos dizem que o lixão cresceu e incêndios são comuns ali.

“Era para ser uma referência. Mas o projeto nunca foi a frente”, lamenta a moradora Luciana Castorino, que também é integrante do Movimento Ambiental da Serra.  

Esposo de Luciana, Cláudio Sacramento, disse que já viu os próprios funcionários do projeto pedindo aos carroceiros que jogassem os resíduos no lixão em frente. Dono de uma academia próxima, Jaílson Barbosa, sofre com a fumaça dos incêndios e do mau cheiro que sobe do lixão.  O presidente da Associação de Moradores, Paulinho Araújo, disse que já enviou ofícios à Secretaria de Serviços pedindo providências, mas não foi atendido.

A Prefeitura da Serra não se pronunciou sobre os problemas citados. Em nota, disse que o Projeto João de Barro funciona regularmente para atender pequenos geradores de entulhos e carroceiros. E que ainda recolhe móveis e eletrodomésticos, inclusive com agendamento para coleta em casa. Para isso há o tel 3341 – 4153. O funcionamento do espaço é de 8h às 17h.  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

14 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás